quinta-feira, dezembro 10, 2015

Governador de Sergipe visita Codevasf em Brasília e elogia projeto de captação de água para irrigação

Codevasf e governo de Sergipe planejam o Canal do Xingó, com cerca de 300 quilômetros de extensão, para ampliar a oferta de água para consumo humano, irrigação e atividades econômicas em cinco municípios sergipanos e dois municípios baianos. (Foto: Gilton Goes/Panoramio)

O Governador de Sergipe, Jackson Barreto, esteve nessa terça-feira (08/12) na sede da Codevasf em Brasília para um encontro com o Presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Felipe Mendes. O Canal do Xingó, o Programa Água para Todos e o perímetro de irrigação Jacaré-Curituba, em Sergipe, foram os principais assuntos de reunião. Participaram também o secretário nacional de Irrigação, do Ministério da Integração Nacional, José Rodrigues Pinheiro Dória; representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário/INCRA e diretores e assessores da Codevasf.

No encontro foi discutido o andamento de ações da Codevasf em Sergipe, como o Canal do Xingó. “Será a maior obra estruturante de Sergipe de todos os tempos”, frisou o governador Jackson Barreto. Estimada em R$ 2,4 bilhões, a obra deverá ser executada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Atualmente, está sendo elaborado o anteprojeto da primeira etapa do canal. Contratado pelo valor de R$ 6,8 milhões, o projeto irá nortear a construção dos primeiros 130 quilômetros do canal.

O canal deverá ter cerca de 300 quilômetros de extensão, ampliando a oferta de água em cinco municípios sergipanos e dois municípios baianos. Além de ofertar água para consumo humano, o canal deve fortalecer vocações econômicas da região, como a agricultura irrigada e a pecuária leiteira.

Impacto positivo

Na reunião foram apresentados os resultados da aquisição de conjuntos de bombas móveis para amenizar crise hídrica em Sergipe e os efeitos da baixa vazão do rio São Francisco nos perímetros irrigados no estado. Recentemente, a Codevasf adquiriu, com recursos do Ministério da Integração, conjuntos de motobombas móveis para melhorar a captação de água nos perímetros Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume. “Fui surpreendido de forma positiva com essa ação da Codevasf. Muito interessante essa iniciativa”, ressaltou o governador sergipano.

Os equipamentos serão utilizados nos pontos em que a captação de água pelas estações de bombeamento fixas for impossibilitada pela reduzida vazão do rio São Francisco, atualmente mantida em 900 metros cúbicos por segundo.

Jacaré-Curituba

Outra ação discutida na reunião diz respeito ao perímetro de irrigação Jacaré-Curituba, originado de um assentamento do INCRA em que a Codevasf ficou responsável pelo projeto de irrigação. Em fase final de implantação, o perímetro irrigado será administrado pelo Governo de Sergipe após sua conclusão. “No local, temos a primeira experiência de reforma agrária com irrigação na América Latina. É gratificante ver o trabalho realizado ali”, frisou Barreto.

Localizado entre os municípios de Canindé de São Francisco e Poço Redondo, o projeto beneficia mais de 700 famílias assentadas pelo Incra. A área total é de 1.860 hectares irrigados, com 135 estações de bombeamento, 51 km de malha viária e 6 km de canais de irrigação. Os agricultores assentados no local dedicam-se ao cultivo de itens como quiabo, macaxeira e milho, além das frutas e hortaliças.

Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.