Foto: Divulgação/SESI-PE
As equipes eram divididas por grupos de alunos com idade até e maior que 16 anos, e a do Ibura foi a grande vencedora da competição, com as conquistas de melhor desempenho das provas determinadas pela comissão julgadora e torcida mais animada. No segundo lugar geral, as turmas do SESI Vasco da Gama e Araripina (maior de 16 anos). Em terceiro lugar, Escada e Vasco da Gama (até 16 anos). Também representando o Sertão, os alunos do SESI Araripina levaram o ouro no rendimento das missões em equipes até 16 anos. Já as turmas do SESI Petrolina mostraram que estão entre as mais animadas. A equipe até 16 anos levou a prata e a acima de 16 anos ficou com o bronze na premiação das torcidas.
O estudante Marcos Vínicius Luna, 16 anos, da equipe Áton, do Ibura, explicou que o grupo teve que se empenhar muito, já que tiveram apenas um mês para desenvolver o protótipo com as peças de Lego. “Começamos a estudar robótica em agosto e o mais legal é que o brinquedo Lego incentiva o raciocínio e tudo parece um grande jogo. Mas na verdade, estamos aprendendo a desenvolver pequenas máquinas e também a entender outras matérias como matemática, física e química, já que precisamos fazer o “robô” se mover, lançar outros objetos, etc”, explicou.
Segundo o superintendente do SESI/PE, Ernane Aguiar, as aulas e torneios de robótica despertam o interesse dos estudantes para a tecnologia e carreira industrial, seja na área de engenharia elétrica ou mecânica, como técnicos ou gestores, e principalmente cientistas, que estudem e desenvolvam novas soluções automatizadas para a indústria brasileira.
Nacional – No primeiro final de semana de dezembro, outros regionais realizaram competições para a fase regional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League. Em 2016, Pernambuco deve participar da competição que é uma iniciativa do grupo Lego, da Dinamarca, e da organização americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology), realizado em mais de 80 países. No Brasil, o SESI é o organizador oficial do evento. Nessa temporada, o desafio dos estudantes foi pesquisar e apresentar propostas inovadoras para aperfeiçoar o aprendizado, dentro e fora das salas de aula.
Assessoria de Imprensa SESI-PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.