segunda-feira, novembro 16, 2015

Rede Estadual abre matrícula para ano letivo de 2016


O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Educação, inicia seu processo de matrículas da Rede Estadual de Ensino para o ano de 2016 no dia 16 de novembro. São mais de 197 mil vagas ofertadas para estudantes novatos em toda a Rede, no ensino fundamental e no médio. As matrículas serão realizadas em duas fases, e a primeira estará aberta nesta segunda-feira (16) e vai até 18 de dezembro. A segunda será de 20 a 26 de janeiro de 2016 para os que não realizaram no período inicial.

Das vagas disponíveis, 88.493 já estão reservadas para estudantes oriundos da rede municipal. As demais estão localizadas na capital (19.329), na Região Metropolitana (30.410) e no interior (59.440), totalizando 109.179 que estarão disponíveis na internet. Destas, 35.828 são para o ensino fundamental, incluindo anos iniciais e finais; e 73.351 para o ensino médio, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A novidade desta edição é que a matrícula será feita exclusivamente pela internet, no endereço www.educacao.pe.gov.br. Ano a ano, a Secretaria Estadual de Educação identificou que vinha diminuindo o número de matrículas realizadas por telefone, o que levou a pasta a optar por concentrar as matrículas somente na internet. O secretário de Educação, Fred Amancio, explica que este procedimento já vem sendo realizado no Estado há alguns anos. “Pernambuco já vem trabalhando essa ação de informatização de matrículas desde 2008, realizando uma boa parte delas pela internet. Ano passado cerca de 80% das matrículas dos alunos novatos já foram iniciadas pela internet”, ressalta.

Uma vez no sistema, as informações deverão ser preenchidas até o final, pelo pai ou responsável, ou mesmo pelo próprio estudante, quando maior de 18 anos. São solicitadas informações como nome completo, data de nascimento, escola de origem, escola que pretende estudar com série e turno, além de nome do responsável com endereço e telefone para contato. Ao final, será gerado um protocolo que é a confirmação da matrícula realizada e que deve ser anotado e/ou impresso. Posteriormente, com este número de protocolo, o estudante se dirige à escola que se matriculou para entregar os documentos necessários.

Para auxiliar o acesso ao sistema, um conjunto de escolas que têm laboratórios de informática com internet estará acessível para a comunidade escolar que não tem acesso à internet poder realizar a matrícula. O início do ano letivo está previsto para 03 de fevereiro de 2016. A Rede Estadual possui 1.049 escolas distribuídas por todos os municípios de Pernambuco. Tem cerca de 650 mil estudantes matriculados.

Para aqueles que tiverem dúvidas e precisarem de informações, o serviço de atendimento telefônico continuará disponível: 0800 286 0086, das 7h às 21h, de segunda a sábado, durante os meses de novembro e dezembro; e em janeiro, de 8h às 20h, de segunda a sexta-feira.

ESCOLAS TÉCNICAS ESTADUAIS – Já as vagas nas 28 Escolas Técnicas Estaduais (ETE) são preenchidas mediante seleção (provas de língua portuguesa e matemática), e as inscrições já estão abertas até o dia 20 de novembro. Estão disponíveis 4.950 vagas, em 18 cursos nas unidades espalhadas por 24 municípios do Estado. A inscrição para a seleção também é exclusiva pelo site www.educacao.pe.gov.br, no link ETE. As provas irão ocorrer entre os dias 23 e 28 de novembro, conforme agendamento no momento da inscrição. Os estudantes que fazem as inscrições poderão optar pelo horário e o dia que quer efetuar a prova.

Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.