O objetivo do evento é compartilhar conhecimentos técnicos e experiências sobre os rios e riachos intermitentes do semiárido nordestino, com ênfase nos usos e conservação da água, visando a governança hídrica. Tem como público-alvo técnicos governamentais e não governamentais, professores, lideranças e tomadores de decisão, envolvidos com as questões do nosso semiárido.
O Encontro está estruturado para gerar informações e propostas em relação aos três temas centrais escolhidos, sendo estes, referências focais para as apresentações dos palestrantes convidados e para as discussões previstas.
Em decorrência, haverá relatoria para a mesa redonda e para cada apresentação integrada dos temas centrais, cujos resultados serão apresentados e discutidos no último dia do evento. Cada produto será posteriormente editado e servirá de base para uma publicação específica, fruto do Encontro.
Durante este evento, ocorrerá o Encontro de Educadores Ambientais da Bacia do Capibaribe (EACapibaribe), a ser realizado nos dias 18 a 19 de novembro de 2015, também na UFRPE, em Recife. O objetivo do EACapibaribe é criar oportunidade de reencontro e contribuir para o fortalecimento dos laços e diálogos entre educadores sobre educação ambiental na bacia que se iniciaram desde o Programa Capivara. Tendo em vista estar aninhado ao ENGARI, espera-se que o evento constitua-se também um momento formativo a respeito das peculiaridades que envolvem a realidade de um rio intermitente como é o rio Capibaribe na porção que atravessa o Agreste pernambucano, nos sentido de valorizar uma visão sistêmica da bacia hidrográfica.
Além de uma programação cuidadosamente planejada, que inclui mesas-redondas, lançamento de materiais paradidáticos, exposições e atividades culturais, o EACapibaribe está organizado em quatro Grupos de Trabalho (que você poderá escolher participar no ato da sua inscrição), são eles: Educação Ambiental na formação de professores, Educação Ambiental em contextos escolares, Programa e política de Educação Ambiental, e Educomunicação para a Educação Ambiental. Os GTs visam levantar pontos fortes e fracos da educação ambiental na bacia, bem como propor caminhos que contribuam para sua consolidação.
Abaixo, você encontra alguns anexos como a ficha de inscrição, a carta convite e uma lista de sugestões de hospedagem:
>Carta-convite ENGARI
>Carta-convite EACapibaribe
>Ficha de inscrição – professores
>Ficha de inscrição – Público em geral
>Programação
>Hospedagem
Associação Águas do Nordeste (ANE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.