O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é uma das principais receitas de municípios-sedes de usinas hidrelétricas. Segundo o procurador, essa queda “criou uma terrível perspectiva para este ano de 2015 que já começou a se concretizar de perda na arrecadação do ICMS”, aponta ele que assumiu a linha de frente nas discussões sobre como compensar as perdas para a cidade.
Cidades vizinhas como Canindé de São Francisco (AL), que demitiu mais de 600 funcionários, e Petrolândia (PE) mais de 200 pessoas, são exemplo da situação extrema a qual estão sendo forçadas pela queda na arrecadação.
Por aqui, contudo, as quedas não repercutiram em demissões graças ao grande esforço da administração do prefeito Anilton Bastos e seu secretariado que tem buscado formas para contornar a crise e seguir com o pleno funcionamento dos serviços públicos.
Uma saída
Uma alternativa apontada é a aprovação do projeto de autoria do senador Fernando Bezerra Coelho que tem o objetivo de compensar a perda de receita dos municípios-sedes de usinas hidroelétricas que foram e serão afetadas pela Lei 12.783, de 11 de janeiro de 2013.
“Será feito um recálculo da divisão desse imposto, visando a formas de compensação de perdas. Apesar dos pesares, estamos otimistas”, concluiu Flávio Henrique Lima para a reportagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.