terça-feira, novembro 24, 2015

Instituto do Hospital Sírio-Libanês inicia Curso de Especialização em Garanhuns


Acontece em Garanhuns, nesta quarta-feira, dia 25/11, a partir das 08h30, a cerimônia de abertura dos cursos de Especialização dos Projetos de Apoio ao SUS na V Região de Saúde do Estado de Pernambuco. O evento será realizado no auditório da AESGA (Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns).

Os cursos são promovidos por meio da parceria institucional do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e, no caso específico de Garanhuns, da Universidade de Pernambuco (UPE).

E por falar na UPE, o Campus Garanhuns participa da iniciativa sedendo infraestrutura para os cursos, com salas de aula, secretaria, equipamentos multimídia, sala de videoconferência, auditório, secretaria, entre outros, inclusive docentes. A professora Régia Leite é a representante da Universidade na Comissão Gestora Local de Apoio aos Projetos do SUS, em parceira do Instituto Sírio-Libanês. Nesta comissão também constam representantes de outras instituições, a exemplo de Catarina Tenório, gerente da V GERES, e Dr. Harley Davidson, pela Secretaria de Saúde do município.

O Reitor da UPE, professor Pedro Falcão, comentou o início dos cursos: "Esta parceria com a Secretaria de Saúde do município, a V Geres, representando a SES, o Ministério da Saúde e o Instituto do Hospital Sírio Libanês vem consolidar os cursos na área de saúde da UPE no Agreste, sendo muito importante para o desenvolvimento regional".

A solenidade de abertura contará com a presença de várias autoridades ligadas à gestão do SUS nos municípios da região e do Estado de Pernambuco, além dos cerca de 150 estudantes e professores diretamente envolvidos. Neste mesmo dia, vários profissionais com inserção na rede pública de saúde de Garanhuns e região começam sua participação no programa de especialização de cinco cursos:

- Regulação em Saúde no SUS - 40 alunos;
- Preceptoria no SUS - 20 alunos;
- Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde - 40 alunos;
- Vigilância em Saúde - 40 alunos e;
- Processos Educacionais na Saúde com ênfase em Metodologias Ativas de ensino aprendizagem - 10 alunos.

Todos os cursos terão uma duração de 10 meses, entre dezembro de 2015 e novembro de 2016.--

INSTITUTO SÍRIO-LIBANÊS DE ENSINO E PESQUISA

Estas iniciativas educacionais têm sido promovidas e realizadas por esse conjunto de organizações desde o ano de 2009, tendo já formado milhares de especializandos, contemplando várias regiões de saúde em todo o Brasil. Durante o desenvolvimento dos cursos, profissionais de saúde e gestores de inúmeras instituições de saúde da V Região de Saúde de Pernambuco, além de educadores da área da saúde de instituições parceiras, poderão trocar experiências com os seus pares de outras 29 regiões, distribuídas em quase todos os estados do país, além de interagir com o quadro de especialistas do Hospital Sírio-Libanês.

A partir de encontros presenciais, teleconferências, e atividades de educação à distância, esses atores debaterão suas práticas com o objetivo de produzir conhecimento que gere o aperfeiçoamento do SUS em nível regional. Para vencer esse desafio continental sem que a qualidade do processo de ensino aprendizagem seja prejudicada, estes cursos tiveram seus programas especialmente desenvolvidos pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa utilizando abordagens pedagógicas inovadoras, incluindo a aprendizagem baseada em problemas, a problematização, a aprendizagem significativa, a aprendizagem baseada em equipes (Team-based learning), a educação à distância e a avaliação de competências. Estas atividades educacionais possibilitam que os profissionais tragam para a sala de aula as experiências e os casos vivenciados em seu cotidiano e fornecem suporte para a construção de projetos aplicativos de intervenção na realidade de saúde local. Os cursos apostam, portanto, não apenas na importante construção significativa do conhecimento, que possibilita a transformação das pessoas, mas também na construção de projetos que possam ser aplicados nas diferentes realidades de cada região.


*Com informações do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês e da Imprensa da Universidade de Pernambuco - UPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.