segunda-feira, novembro 09, 2015

FCA e MK Engenharia desenvolvem projetos na 2ª rodada do PITEC

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) divulga o resultado da 2ª rodada do Programa de Apoio a Parcerias para Inovação Tecnológica e Formação Qualificada (PITEC). Foram aprovadas duas propostas que contemplam as modalidades de auxílio à pesquisa e a formação qualificada. Na primeira modalidade, a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desenvolverão um projeto em tecnologia automotiva. Já na segunda, a MK Engenharia e a Universidade de Pernambuco (UPE) implementarão um curso de pós-graduação em automação industrial. Foram disponibilizados R$ 1 milhão com recursos do tesouro estadual para os projetos.

A FCA tem o intuito de fomentar a pesquisa científica e inovação com o desenvolvimento e produção de automóveis, gerando conhecimento, formação de recursos humanos, renda, emprego e oportunidade. Em parceria com a UFPE, apresentarão uma solução para o uso de Motores de Combustão Interna (MCI) no setor de transportes, visando a diminuição do impacto ambiental e maior economia de combustível.

Já a MK Engenharia realizará um programa de formação de profissionais em engenharia com um curso de especialização em automação, controle e robótica e uma residência. Trabalharão em parceria neste projeto a MK Engenharia Ltda e a Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco. Ao final, prevê a formação de 10 especialistas para o polo automotivo e a realização do primeiro curso EAD em engenharia da POLI com início em 2016 e a oferta da 1ª turma ao mercado em 2017.

Programas de Inovação da Facepe:

- PITEC: Para projetos que tenham como objeto a execução de atividades de pesquisa,
desenvolvimento e inovação e/ou de programas de formação de recursos humanos
altamente qualificados, realizados em parceria entre empresas e instituições científicas
e tecnológicas (ICT) ou de ensino superior (IES), situadas em Pernambuco; Atualmente, encontra-se com a 3ª rodada do edital aberta.

- PEPE (Pesquisador na Empresa de Pernambuco): Programa voltado para o apoio projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação que visem contribuir no desenvolvimento científico e tecnológico do País por meio da inserção de mestres ou doutores em empresas privadas localizadas no estado de Pernambuco. O PEPE abrirá para 3ª rodada de projetos em janeiro de 2016.

- PAPPE (Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas na Modalidade de Subvenção a Micro e Pequenas Empresas): Programa para empresários individuais, microempresas ou empresas de pequeno porte situadas em Pernambuco. Os editais estão abertos.

Clique aqui e confira o resultado


Mariana Silveira/Assessoria de Comunicação - FACEPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.