Comunicadores de todas as regiões do Estado participaram, nesta quarta (30), da segunda edição do Alepe Digital, promovido pela Superintendência de Comunicação (SCOM) da Assembleia, com apoio da Mesa Diretora. “O evento é uma oportunidade de nos envolvermos diretamente com jornalistas, blogueiros e radialistas do litoral ao Sertão. Isso demonstra o interesse do Poder Legislativo em interagir com a sociedade”, explicou o primeiro-secretário da Casa, deputado Diogo Moraes.
A abertura também contou com a presença dos líderes do Governo e da Oposição. “Dentro do ‘quarto poder’, que é como se chama a mídia, os blogs são uma força emergente, que deve ser levada em conta. Também as rádios, que entram na casa das pessoas”, destacou o governista Waldemar Borges (PSB). Para o deputado Sílvio Costa Filho (PTB), a relação mais próxima com o cidadão é uma pauta que une as bancadas. “Esses veículos têm um papel crucial na construção da cidadania na era globalizada, pois dão um panorama detalhado das realidades regionais”, acredita.
Dando início à programação, a chefe do Departamento de Rádio da SCOM, Ana Lúcia Lins, apresentou o novo site da Alepe. Ela destacou os produtos disponibilizados na página, tais como notícias escritas e programas de rádio e TV, mídias sociais, banco de imagens atualizado, busca por deputados e por projetos de lei, agenda, ordem do dia e o Portal da Transparência. “Estamos fazendo um esforço de cada vez mais interiorizar essas informações e contamos com os comunicadores dos veículos regionais para isso”, ressaltou. Segundo ela, desde as mudanças no site, em junho deste ano, houve um incremento de 58% no número de usuários.
Em seguida, o publicitário e professor da Universidade Federal de Pernambuco, Rodrigo Correa, tratou da informação como produto, destacando os principais elementos para uma gestão de conteúdo eficiente: distribuição, constância, qualidade e comunicação. “Antes se tinha dificuldade em obter a informação. Hoje é mais fácil, porém a gente recebe um volume de conteúdos muito grande. Então o que faz você ser acessado é a recomendação, ou seja, as pessoas falarem bem do seu produto”, observou. Ele ainda acrescentou a importância de pensar a interatividade como fator estratégico em tempos de internet.
Na última palestra do dia, o jornalista Geneton Moraes Neto, cujo currículo inclui experiências em jornais impressos, na Globo News, no Jornal Nacional e no Fantástico (Rede Globo), trouxe lições da reportagem a partir de experiências marcantes na carreira dele. “Sou otimista com o futuro do jornalismo. Com essa avalanche de informações na atualidade, cada vez mais serão necessários profissionais capazes de selecioná-las para o público”, argumentou. “Nunca se fez tanto jornalismo, basta ver os blogueiros. Mas a gente tem que ter, na internet, os mesmos cuidados com o texto que se tem nos meios tradicionais.”
Para o blogueiro de Santa Cruz do Capibaribe Bartô Neves, o encontro foi uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos. “É importante para trocar experiências com os colegas, de modo a crescer na profissão e ir em busca de novos horizontes”, avaliou. A superintendente de Comunicação, Margot Dourado, agradeceu o engajamento dos participantes. “O evento surgiu em 2013 com o objetivo de reunir comunicadores pernambucanos em um dia de debates, reflexão e reciclagem. É uma honra para a Alepe recebê-los”, disse. À tarde, durante a Reunião Plenária, Diogo Moraes voltou a registrar a importância da realização do evento, no que foi apoiado pelo primeiro vice-presidente, Augusto César (PTB) e por Odacy Amorim (PT).
Alepe
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.