Comissão de Educação da Alepe (Foto: Rinaldo Marques)
Durante o encontro, o socialista reconheceu a importância da política de expansão do ensino superior, implantada ainda no Governo Lula, por meio da qual foram instaladas diversas universidades federais no Interior. “Mas acredito que essas instituições devam ser compostas prioritariamente por jovens da própria região, tendo em vista a preferência deles, o ganho de permanecer na cidade natal e, ainda, a oportunidade de contribuir com o desenvolvimento local”, explanou. Pela proposta apresentada pelo , apenas os estudantes oriundos de escolas públicas seriam contemplados.
Como respaldo ao abaixo-assinado, Lucas Ramos citou universidades que aderiram ao bônus regional, como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade de Brasília (UnB). “Sugiro a realização de audiência pública para que possamos analisar os impactos da medida”, complementou Ramos.
Por meio de resolução aprovada no ano passado, a UFPE aprovou a concessão de bônus de 10% aos estudantes que residem no entorno das unidades acadêmicas do Agreste e de Vitória de Santo Antão. O acréscimo tem efeito apenas classificatório, não sendo levado em consideração na análise de critérios para eliminação.
Presidente do colegiado, a deputada Teresa Leitão (PT) se comprometeu a entrar em contato com os reitores das universidades que já aderiram a essa política de inclusão regional. “Acredito que, após avaliar a questão da regionalização e tendo em vista também a autonomia universitária, a Comissão possa, sim, ingressar nessa luta”, afirmou.
Os deputados Sílvio Costa Filho (PTB) e Tony Gel (PMDB), presentes na reunião, se manifestaram favoráveis à proposta. O petebista, inclusive, ressaltou o caso do curso de medicina da Universidade de Pernambuco (UPE), que, de acordo com ele, é composto por aproximadamente 35% de estudantes oriundos de outros Estados. “Ao terminarem o curso, financiado pelo Governo de Pernambuco, a maioria desses estudantes vai embora. Assim, perdemos a oportunidade de receber a contrapartida do serviço desses profissionais”, avaliou.
Ainda que conte com o apoio dos demais parlamentares, o bônus regional para a Univasf não será aplicado à nota obtida no Enem deste ano, cuja prova já ocorre este fim de semana. Só teria validade em processo futuro.
Alepe
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.