Foto: Codevasf/Divulgação
A reunião foi realizada no auditório da Companhia em Juazeiro, no bairro de Piranga, e teve como objetivo principal a discussão de um cronograma de atualização dos pagamentos do contrato de serviços firmado entre o governo federal, por meio da Codevasf, e a Hidrossondas.
Na oportunidade, o presidente Felipe Mendes conversou com os trabalhadores e produtores, que apresentaram suas reivindicações para que os perímetros voltem a operar normalmente. A principal delas foi a regularização do pagamento de salários.
Estiveram presentes ao encontro Ailton Castro, diretor da Hidrossondas, Claudio Feliciano, representante dos cerca de 200 trabalhadores terceirizados, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rodelas, Zé da Ema, e membros do Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado da Bahia (Sindpec).
Depois de ouvir e conhecer de perto a situação dos trabalhadores e produtores do Sistema Itaparica, Felipe Mendes afirmou que vai apresentar as reivindicações ainda nesta semana para o secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional, Carlos Antônio Vieira Fernandes, e para o próprio ministro, Gilberto Occhi, pedindo que a situação seja regularizada o mais rapidamente possível.
Os trabalhadores e produtores confirmaram que vão continuar mobilizados a espera de uma solução rápida. A expectativa deles é de que ainda nesta semana o governo atenda às principais reivindicações.
Sistema Itaparica
O Sistema Itaparica é um conjunto de perímetros irrigados implantados pela Chesf à época da construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga (Usina Itaparica) para reassentar a população que vivia na área. O sistema compreende os perímetros de Glória, Pedra Branca, Jusante e Rodelas, na Bahia, e Fulgêncio, Icó-Mandantes, Apolônio Sales, Barreiras, Manga de Baixo e Brígida, em Pernambuco.
Pedra Branca, por exemplo, é um perímetro que abrange parte das cidades de Curaçá e Abaré e possui área irrigada de cerca de 2.371 ha. Ele começou a operar em 1994 e até hoje mantém predominância de fruticultura, com destaque para o cultivo de banana, que corresponde a 32% da área cultivada. As culturas permanentes ocupam 52% da área cultivada e os lotes de caráter familiar corresponderam a 100% da área do perímetro. Estima-se em 5.087 e 7.631, respectivamente, os números de empregos diretos e indiretos associados relacionados ao perímetro irrigado. A produção anual é de 36 mil toneladas de alimentos.
Codevasf
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.