Foto: Cássio Moreira/Codevasf
“Esse kit não tem preço. Pra gente o equipamento foi a melhor coisa que já aconteceu na minha vida. Eu estou satisfeito demais porque a economia de água e de tempo é muito grande. Hoje a gente liga o motor e o equipamento molha tudo sozinho”, relata o agricultor.
Cada kit familiar tem capacidade para irrigar uma área de até 500 metros quadrados, por meio do sistema de gotejamento localizado – considerado um dos mais eficientes em termos de economia de água para a irrigação de plantas. Em alguns casos é dispensada a necessidade de bombeamento. A composição dos kits abrange 21 itens, entre registro, filtro de tela, conexões, tubos de distribuição em polietileno, adaptadores de tubos, bobina de tubo gotejador e outros acessórios.
“Nós estamos cultivando alface, pepino, cebolinha, coentro, tem meio mundo de coisa. E nós estamos vendendo numa feirinha aqui na região. Tudo que nós temos aqui na nossa propriedade foi tirado da agricultura familiar praticada aqui na nossa horta”, explica.
A implantação dos kits é feita após análise da vocação agrícola e das necessidades de cada família. Uma das exigências para a instalação do equipamento é a existência de fonte hídrica que garanta a sustentabilidade da atividade. As famílias beneficiadas participam de capacitação, onde são explicados todos os detalhes de montagem, manutenção, operação e gerenciamento dos kits de irrigação.
O fornecimento dos kits é uma ação conjunta dos programas Água Para Todos (2ª Água) e Desenvolvimento Regional, Territorial Sustentável e Economia Solidária (Inclusão Produtiva), ambos vinculados ao Plano Brasil Sem Miséria. O investimento foi de R$ 1 milhão, com recurso proveniente da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI).
Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.