terça-feira, agosto 18, 2015

“Salvar vidas”, diz Beto Accioly sobre proposta da manobra de Heimlich

Deputado Beto Accioly (Foto: João Bita)

Quando líquidos e alimentos descem pelo sistema respiratório, motivados pelo fechamento da epiglote, e impedem a passagem do ar, ocorre o engasgo. Esse problema pode causar asfixia e até a morte. Então, o que fazer em uma situação como essa?

Atento ao quadro “Você só tem uma chance”, exibido no último domingo (16) pelo Fantástico, o deputado estadual Beto Accioly (SD) apresentou um Projeto de Lei que visa à afixação de cartazes ensinando como aplicar a manobra de Heimlich para salvar a vida de pessoas vítimas de engasgamento. O texto prevê que o material seja exposto, com o passo a passo, em espaços e estabelecimentos onde há consumo de alimentos.

“A asfixia provocada é uma causa comum após o engasgo e a súbita queda de oxigenação pode levar à morte em poucos minutos, se não for solucionada rapidamente. Orientado por um simples cartaz, qualquer pessoa pode aplicar a manobra de Heimlich, uma técnica de emergência simples que consiste na realização de compressões a nível superior do abdômen. O objetivo de nossa proposta é salvar vidas”, explica Beto Accioly.

O parlamentar orienta que nos casos de emergência ou dúvida no procedimento é muito importante acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), através do número 192, ou o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

Assessoria de Imprensa Deputado Estadual Beto Accioly

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.