O Projeto de Lei de Eduarda obriga que o Sistema Único de Saúde (SUS) colete, analise e armazene, em bancos públicos, o cordão umbilical de todas as crianças nascidas no país para evitar filas e longa espera no caso de transplante de medula óssea. Já o de Bárbara determina a elaboração e implantação de projetos ecológicos nas escolas. Para criá-lo, a adolescente passou dias pesquisando sobre o tema, mas garante que não foi tarefa difícil.
“Eu sempre gostei de meio ambiente. Me pergunto, constantemente, o motivo pelo qual pouquíssimas escolas mantém uma horta e criam trabalhos voltados para a reciclagem. Foi movida por esta vontade que eu me inscrevi no concurso”, conta Bárbara. Ao receber a notícia, a adolescente de 17 anos não acreditou. “Estou muito feliz e ansiosa. Ainda não pensei como vou defender o meu projeto, mas vou pensando bastante daqui até lá.”
Além delas, foram selecionados os estudantes Caio Vinícius de Oliveira Alves e João Victor Barros Felix , do Colégio Diocesano, em Caruaru, no Agreste. Os quatro participarão de uma reunião com os ganhadores do Estado do ano passado para receber orientações de como funciona a jornada. “Eles meninos nunca vivenciaram isso. Então reservamos um dia para eles trocarem experiências com os que já foram representar o nosso Estado em Brasília, para terem uma prévia do programa”, acrescenta Márcia Rodrigues, Gestora de Programas e Projetos Especiais da Secretaria de Educação.
Blog de Notícias do Governo de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.