Pensando em facilitar a vida dos pequenos empresários que precisam do serviço, a Comicro está trabalhando em Parceria com a Boa Vista Certificadora. O convênio “guarda-chuva” estabelece que as Federações das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte em todo o Brasil possam se tornar autoridade de registro da Certificação Digital.
Praticamente obrigatório para as microempresas atualmente, o Certificado digital garante proteção e validade jurídica às transações online e a troca virtual de documentos, mensagens e dados. O certificado, por exemplo, dispensa o reconhecimento de firma em cartório e atribui validade jurídica a documentos eletrônicos. Contadores, advogados, médicos, corretores de seguros e empresários de qualquer segmento podem assinar e enviar eletronicamente documentos como Declaração de Imposto de Renda, Notas Fiscais, SPED Fiscal e Contábil, simplificando a declaração das suas obrigações acessórias junto ao Fisco.
É possível também acessar áreas restritas dos serviços da Receita Federal (e-CAC), assinar digitalmente documentos, como uma apólice de seguro, contratos de câmbio e de qualquer natureza, além de realizar operações de comércio exterior (Siscomex) e acessar a Caixa Econômica Federal para envio do FGTS (Conectividade Social ICP).
Para o presidente da Comicro e Femicro-PE, José Tarcísio da Silva, a ideia é fazer com que todo Sistema (Comicro-Femicro-Amicro) seja credenciado para a emissão, “uma vez que a conectividade é uma exigência, o que queremos é que todos os pequenos empresários possam ter acesso ao serviço, temos capilaridade para isso no país. Nos municípios, temos as Associações de ME e EPP (Amicros) que podem passar a ser pontos de atendimento facilitando a vida do microempresário”, explica.
O Gestor de Serviços do Sistema Comicro, Evilásio Ferro, destaca a importância da parceria para as federações e associações nos estados e municípios, “a vantagem é clara, modernizar a comunicação é questão de sobrevivência, será também uma alternativa interessante de sustentabilidade para as Femicros e Amicros, pela prestação do serviço que é uma exigência legal, as entidades poderão se tornar verdadeiros centros para ajudar as MEs, EPPs e MEIs a com mais segurança na comunicação tributaria e jurídica”, diz.
A oferta de produtos e serviços para certificação digital começa em julho. A tecnologia é homologada e credenciada pela ICP-Brasil. O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) é a autoridade certificadora da ICP-Brasil - infraestrutura de chaves públicas brasileiras. A certificação digital é adotada no Brasil desde 2002. Para saber mais e adquirir sua certificação, basta clicar aqui!
Confira nesse vídeo a importância da Certificação Digital:
https://www.youtube.com/watch?v=MgI43NvPzQI#t=41
Comicro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.