“No discurso mais político de seus mais de dois anos de pontificado, o papa Francisco defendeu nesta quinta (9), durante visita à Bolívia, uma "mudança de estruturas" mundial e chamou o capitalismo de "ditadura sutil" – Fabiano Maisonnave, jornalista – Folha de S. Paulo, 10-07-2015.
Título
“Papa critica capitalismo em sua fala mais política” - título principal do jornal Folha de S. Paulo, 10-07-2015.
Crueza
"Ele expressou o seu pensamento com muita crueza” - Sergio Rubin, jornalista argentino, biógrafo de Jorge Mario Bergoglio – Folha de S. Paulo, 10-07-2015.
Irretocável
"Ele fez uma análise dos problemas que a humanidade enfrenta, as suas causas, fez uma denúncia contundente do capital financeiro e das grandes multinacionais, que só organizam a vida econômica para o lucro, e apontou saída” -João Pedro Stedile, líder do Movimento Sem Terra, afirmando que o discurso foi “irretocável” – Folha de S. Paulo, 10-07-2015.
Líder
“Vivemos um momento histórico. Não sabemos como será essa difícil caminhada, mas os primeiros passos já foram dados, de forma competente e destemida por Francisco, que já se consolidou como um grande líder e condutor dos tempos modernos” – Marta Suplicy, ex-prefeita de São Paulo, sem partido – Folha de S. Paulo, 10-07-2015.
Pedras no caminho
“A possibilidade de Dilma Rousseff e Michel Temer serem cassados por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é tida como extremamente complexa até por ministros tradicionalmente contrários à presidente e que integram a corte. Uma decisão tão drástica, tomada por um colegiado de apenas sete juízes, poderia ser encarada como um "golpe paraguaio", nas palavras de magistrado considerado crítico ao governo” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 10-07-2015.
Mancha
“Em 2012, o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, foi afastado do cargo por votação do Legislativo endossada em poucas horas pelo tribunal eleitoral do país. A repercussão internacional foi péssima, com a condenação da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização de Estados Americanos)” – Mônica Bergamo, jornalista –Folha de S. Paulo, 10-07-2015.
Daqui não saio
“Uma cassação da chapa Dilma/Temer passaria o poder imediatamente ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), possibilidade que assusta até mesmo setores do PSDB que temem o perfil do parlamentar, considerado conservador e autoritário. Uma vez no comando direto do país, ele se movimentaria avidamente para nele permanecer, dando um "baile" nos tucanos pró-impeachment” – Mônica Bergamo, jornalista –Folha de S. Paulo, 10-07-2015.
Placar
“A tendência, portanto, é o TSE aumentar a temperatura da crise política, esquadrinhando as contas eleitorais de Dilma e Temer e dando visibilidade ao depoimento do delator Ricardo Pessoa, da UTC, que falará ao tribunal --sem, no entanto, chegar ao extremo do afastamento. Decisão tão drástica, como desenlace de eventual agravamento da crise, seria discutida no Congresso Nacional, de maior legitimidade democrática” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 10-07-2015.
De volta à clandestinidade
“César Benjamin, ex-militante da luta armada e atualmente diretor da Contraponto, disse em seu Facebook que, caso o Senado aprove a lei da petista Fátima Bezerra, que regula o preço do livro, ele vai partir para a “desobediência civil” e, no limite, fechar a editora: “Eu me disponho a descumpri-la, por ser absurda e inconstitucional” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 09-07-2015.
Preço tabelado
“Em vigor em alguns países, a lei do preço fixo é vista por muitos como uma forma de salvar a pequena livraria da concorrência das grandes lojas e também da Amazon, que, pelo tamanho, conseguem vender mais barato. Já para Benjamin, a lei é uma maluquice: “Um professor de Santarém não vai poder comprar um livro pela internet a preço acessível. Ele terá de pagar o mesmo preço do cliente de um shopping do Leblon, mais os custos do frete” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 09-07-2015.
Fonte: IHU Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.