O serviço é prestado para garantir autonomia para que o surdo não seja mal interpretado em situações de consulta médica e depoimentos em delegacia, por exemplo. De acordo com Jaqueline Martins, coordenadora da CIL, o trabalho da Central quebra a barreira da comunicação, auxiliando as pessoas surdas a serem compreendidas pela sociedade.
"A sociedade não está preparada para lidar com esse tipo de linguagem ou muitas vezes não tem familiares que usem a linguagem de sinais", ressaltou Jaqueline. O CIL é vinculado à Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead), que integra a Executiva de Segmentos Sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ).
No último dia de mutirão de negociação fiscal realizado no Recife, uma das intérpretes de Libras da CIL acompanhou Keyla na negociação de pagamento atrasado do IPTU do seu imóvel. O serviço da Central possibilitou a Keyla uma comunicação bem sucedida com o atendente da Secretaria da Fazenda, no Centro de Convenções, e ela teve seu problema resolvido e ganhou um desconto da dívida do IPTU.
Para realizar o agendamento dos serviços, os interessados devem procurar a Central de segunda à sexta, das 8h às 17h, nos locais indicados abaixo:
RECIFE
Local: Sead
Endereço: Rua João Ivo da Silva, 342, Madalena, Recife
Telefones: 3183.3224 ou 3183.3221
CARUARU
Local: Expresso Cidadão Caruaru
Endereço: Avenida Lourival José da Silva 80, Petrópolis, Caruaru
Telefones: (81) 3727.7546 ou (81) 3727.7547
PETROLINA:
Local: Expresso Cidadão Petrolina (River Shopping)
Endereço: Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio 1001, Centro, Petrolina
Telefones: (87) 3866.6735
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.