Foto: Divulgação
A supervisora do grupo de alunos da FGV, Joice Godói Garcia, afirmou que o objetivo é conhecer na prática o modelo de gestão exitoso desenvolvido em Pernambuco. "Havia entre os estudantes uma curiosidade de conhecer detalhes do funcionamento da Agência Condepe/Fidem, já que existe uma empresa que desenvolve a mesma função em São Paulo, Fundação do Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade)". A supervisora diz também que é muito importante sair da sala de aula e ver na prática como a administração pública trabalha para melhorar a qualidade de vida da população.
Maurílio Lima, que na ocasião representou o presidente da Agência Condepe/Fidem, Flávio Figueiredo, relatou um breve histórico da entidade estadual, destacando as principais funções e atividades desenvolvidas por ela a exemplo da produção de estatísticas, como o Produto Interno Bruto (PIB), a cartografia e o apoio ao desenvolvimento regional dos municípios. O diretor falou sobre a interface com o setor privado e as importantes parcerias para o desenvolvimento de programas e projetos, entre elas a Sudene, a Chesf, a Assembleia Legislativa, a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e a própria Seade, além do IBGE e do Ipea. "Estamos, agora, entrando numa fase de reestruturação da entidade, que terá uma forma mais enxuta e com maior rigor com relação à qualificação técnica", registra o diretor.
Todos por Pernambuco - Com relação ao programa Todos por Pernambuco, Maurílio Lima comentou que a Agência Condepe/Fidem teve um importante papel no suporte em relação à preparação de diagnósticos e na mobilização dos diversos atores sociais das regiões que foram visitadas pelas audiências do programa, levantando dados socioeconômicos para subsidiar os encontros.
O Todos por Pernambuco foi criado em 2008 pelo então governador Eduardo Campos para modernizar os instrumentos de planejamento público de maneira integrada e participativa com foco nos resultados. O modelo de gestão do programa já recebeu prêmios internacionais.
Maurílio Lima comentou que a primeira edição do Todos por PE, este ano, do governador Paulo Câmara chegou ao fim com a participação de mais de 17,8 mil pessoas envolvidas em todo o Estado - do Sertão ao Cais do Recife. Nas doze Regiões de Desenvolvimento por onde passou, o Seminário compilou mais de 16,7 mil contribuições nas salas temáticas que foram disponibilizadas para o público presente. Os números fizeram desta edição a maior da história. "A atuação dos técnicos da Agência Condepe/Fidem para o sucesso da execução do programa foi reconhecido pelo secretário Danilo Cabral", finalizou o diretor.
Assessoria de comunicação da Agência CONDEPE/FIDEM
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.