"Identificamos semelhanças entre nosso Estado e Israel tanto em relação às potencialidades quanto aos desafios. O país detém tecnologia avançada em sistema de irrigação localizada e em dessalinizadores, importantes ferramentas para a nossa produção, que sofre com a escassez hídrica", pontuou Nilton Mota, que detalhou a vocação econômica de cada região, apontou os desafios e o esforço do Governo de Pernambuco para desenhar ações integradas envolvendo todas as esferas governamentais e sociedade civil organizada.
O embaixador Reda Mansour ressaltou que Pernambuco é modelo de desenvolvimento para Israel e o interesse em socializar o conhecimento e as tecnologias com o apoio das equipes dos dois consulados israelenses instalados no Sudeste (RJ e SP). "Já estamos presentes no semiárido pernambucano que utiliza nosso sistema de irrigação e queremos fortalecer essa parceria incluindo capacitações", afirmou.
O secretário ainda apresentou iniciativas com resultados positivos, como a produção de melão em área irrigada no município de Inajá, que utiliza sementes israelenses. "Estamos animados com esse intercâmbio de conhecimento e queremos conhecer, por exemplo, a cultura de melancia resistente a solos salinos, pois temos água com alto teor de sal no Agreste e Sertão do nosso Estado", concluiu Nilton Mota.
Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária/Gerência de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.