A área a ser estudada abrange dez municípios. Além de Salgueiro, serão contemplados : Cedro, Serrita, Parnamirim, Terra Nova, Carnaubeira da Penha, Verdejante, Mirandiba, São José do Belmonte, Cabrobó e Belém do São Francisco. A ação tem aporte financeiro da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), ligada ao Ministério da Integração Nacional. A região tem uma população estimada de cerca de 220 mil habitantes, o índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,670 e a vocação econômica local se baseia na agropecuária e no comércio e serviços.
A área foi escolhida para a realização do trabalho por causa da localização privilegiada do ponto de vista logístico e geográfico, já que Salgueiro conecta os municípios dos Estados do Nordeste e do Centro Sul, por causa do cruzamento entre rodovias importantes como a BR-232 e a BR-116 . Outro fator é a perspectiva da implantação de investimentos de grande porte no Sertão a exemplo da Transnordestina, da Plataforma Logística Multimodal de Salgueiro, do Projeto de Integração do Rio São Francisco, do Canal do Sertão e da Ponte do Ibó, esta última, interligando três estados: Bahia, Pernambuco e Ceará e em plena operação, que vão impactar diretamente na área, favorecendo a atração de empreendimentos para o local. "O estudo vem ampliar a capacidade de gerar novas oportunidades para a região, e melhorar a qualidade de vida da população", explica o presidente da Agência Condepe/Fidem, Flávio Figueiredo.
Segundo ele, o plano a ser proposto pela Agência Condepe/Fidem vai orientar as iniciativas de diferentes atores (públicos ou privados) na região e potencializar a organização e o planejamento integrado do município e de seu entorno, de forma a alcançar o desenvolvimento sustentável, consolidando a região como um Polo dinâmico do Estado.
Através Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável serão identificadas as principais potencialidades e desafios na perspectiva econômica, social e de logística, através de visitas técnicas e levantamento descritivo e cartográfico da área. Também serão elaboradas as propostas que permitirão o desenvolvimento integrado e sustentável na região, identificando possibilidades de investimentos em educação, saúde, entre outras. A população será envolvida nas diversas etapas através da realização de oficinas de trabalho. “O plano propõe o diálogo constante entre os municípios, sociedade e poder público para discutir e entender o estudo, garantindo seu sucesso e a sua capacidade de apontar soluções para um desenvolvimento planejado”, ressaltou a diretora de articulação e de Apoio ao Desenvolvimento Regional, Graça Tavares.
Blog de Notícias do Governo de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.