Os cursos ofertados pelo Programa foram demandados pela comunidade e, pelo CSU da Imbiribeira, atende às comunidades da Ilha de Deus, Vila da Imbiribeira e áreas circunvizinhas. As capacitações nas áreas de confeitaria, corte e costura, auxiliar administrativo, mecânico automotivo, refrigeração, bordado manual, customização, confeitaria, operador de caixa e beleza e estética são direcionadas à população de baixa renda e vulnerabilidade social e estarão divididos entre os períodos de tarde e noite, para melhor atender às disponibilidades dos inscritos.
Neste mês, o Secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Isaltino Nascimento e o governador Paulo Câmara, fizeram a entrega de certificados de qualificação do curso de piscicultura a moradores do município de Itacuruba (Sertão de Itaparica), onde anunciaram a ampliação do Programa, com a criação de outros 43 Centros Sociais, pelo Agreste e Sertão de Pernambuco – além dos 51 já existentes. “Com o apoio do nosso Governador, iremos replicar a exitosa experiência do PE no Batente, em outros municípios, a partir do modelo de Itacuruba. Consideramos isso como mais uma vitória de um grandioso programa da nossa Secretaria”, completa Isaltino.
O Programa – Pernambuco no Batente utiliza os Centros Sociais Urbanos (CSU) como espaço físico para o desenvolvimento de ações de inclusão socioprodutiva, articulação e desenvolvimento social. Além de capacitação profissional, também são realizadas apresentações culturais, atividades esportivas, reuniões comunitárias e trabalhos ligados a empreendimentos para a sustentabilidade dos membros das comunidades.
A SDSCJ também conta com a parceria de outras secretarias e órgãos do Estado, para dar encaminhamento às atividades de qualificação profissional desempenhadas pelo PE no Batente. Um balanço do trabalho entre 2013 e 2014 registra que 109 egressos das atividades de qualificação social, profissional e produtiva do CSU da Imbiribeira foram inseridos no mercado de trabalho formal.
Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.