“Corrupção” vem do latim “rumpere”, ou romper, quebrar. “Corrumpere” quer dizer quebrar completamente, inclusive moralmente, o que significa que quem foi corrompido não tem conserto. O mais inquietante é que da mesma origem latina vem a palavra “rota”, através de “ruptura”, que virou “rupta” no latim vulgar, um caminho aberto ou batido, e que está na origem do francês “route”, de “rota” e de “rotina”. Quer dizer, há poucas esperanças da corrupção deixar de ser uma rotina no Brasil. Até a etimologia está contra nós” – Luís Fernando Verissimo, escritor – Zero Hora, 30-04-2015.
A portas...
“Dilma demonstrou a aliados preocupação com os efeitos do texto da terceirização aprovado pela Câmara sobre os salários num momento de retração da atividade econômica” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 30-04-2015.
... fechadas
“Dilma não deu sinais de que vá se manifestar sobre a tramitação da proposta no Senado, apesar de cobranças públicas de Renan Calheiros (PMDB-AL)” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 30-04-2015.
Sindicalista 1
“Para constranger de novo a petista, Renan vai propor publicamente nesta quinta-feira, véspera do Dia do Trabalho, a criação de um Pacto Nacional de Proteção do Emprego” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 30-04-2015.
Sindicalista 2
“A proposta do presidente do Senado incluirá, além do combate à terceirização, a cobrança de que sejam mantidas as desonerações em setores que preservarem ou criarem empregos” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 30-04-2015.
Maiores clientes
“O BNDES tem entre seus principais clientes as maiores empresas do país. Segundo um relatório recente do FMI, 41% da carteira de empréstimos do BNDES atende as dez maiores companhias brasileiras” – Mônica de Bolle, economista, é doutora pela London School of Economics e pesquisadora do Peterson Institute for International Economics – Folha de S. Paulo, 30-04-2015.
Seleção adversa
“Ao emprestar para as empresas com melhor perfil de risco - afinal, são as maiores do país -, o BNDES cria uma espécie de seleção adversa: sobram para os bancos privados empresas com risco maior, para as quais têm de cobrar taxas de juros mais elevadas” – Mônica de Bolle, economista, é doutora pela London School of Economics e pesquisadora do Peterson Institute for International Economics – Folha de S. Paulo, 30-04-2015.
Cacete e selfie
“Paraná Urgente! A PM desce o cacete nos professores. Na Paulista, a PM tira selfie com os coxinhas. E no Paraná desce o cacete nos professores” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 30-04-2015.
Lei Áurea
“Dilma devia terceirizar o discurso do Dia do Trabalho. Mandava o Cunha! Discurso do Cunha no Dia do Trabalho: "Acabo de revogar a Lei Áurea" – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 30-04-2015.
4 anos
"Se a Câmara demorou 12 anos para aprovar o projeto (de terceirização), quem sabe com um terço do tempo não resolve" - Renan Calheiros, presidente do Senado - O Estado de S. Paulo, 30-04-2015.
Veto
"Tranquilamente, a companheira Dilma vai vetar" - Lula, ex-presidente da República - O Estado de S. Paulo, 30-04-2015.
Que fazer?
“O ex-presidente Lula está sendo pressionado a falar no ato de 1º de Maio, organizado pela CUT, nesta sexta-feira, em São Paulo. Os sindicalistas gostariam que Lula fortaleça suas posições no debate da terceirização e pregasse o veto” –Ilimar Franco, jornalista – O Globo, 29-04-2015.
Um poço até aqui de mágoas
“A direção petista ficou surpresa com a forma desairosa como a senadora Marta Suplicy deixou a sigla. Afirmam que a atitude de Marina Silva, Cristovam Buarque e Luiza Erundina não foi a mesma” – Ilimar Franco, jornalista – O Globo, 29-04-2015.
Fonte: IHU Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.