terça-feira, março 17, 2015

Prefeitura de Afogados da Ingazeira recebe prêmio de melhor planejamento e regulação em saúde do Pajeú

Secretário de Saúde, Artur Amorim

O Secretário Municipal de Saúde, Artur Amorim, recebeu na manhã desta terça (17), o Prêmio DESTAQUE 2014 pelas ações desenvolvidas na área de planejamento e regulação em saúde do Sertão do Pajeú. A premiação foi concedida pela X GERES, atualmente composta por 12 municípios da região e abrangendo uma área onde residem 180 mil pessoas.

Desde o inicio da atual gestão, a Secretaria de Saúde tem buscado no planejamento permanente a ferramenta para melhorar a qualidade e os indicadores de saúde em Afogados da Ingazeira. A implantação da central de regulação - com dois coordenadores, seis atendentes e três plantonistas específicos para atender os pacientes do transporte fora do domicílio, com infraestrutura de 10 computadores conectados com internet – veio fortalecer essa estratégia.

Segundo o Secretário de Saúde, Artur Amorim, o planejamento é feito de acordo com a análise de dados dos sistemas de informação e a escuta qualificada da população, e é fundamental para definir as ações estratégicas de saúde no município. Só para ter um exemplo da importância dessas ações, a Prefeitura de Afogados conseguiu reduzir em 66% os índices de mortalidade materno-infantil no município. No âmbito das cotas para exames e consultas especializadas, a Secretaria conseguiu ampliar o número e qualificar a sua utilização.

“São frutos positivos que estamos colhendo. O prêmio reconhece que nós temos uma melhor organização da rede assistencial, facilitando e organizando a demanda, sem que a população fique a mercê de interferências externas para garantia do acesso à saúde,” declarou o Secretário Municipal de Saúde de Afogados da Ingazeira, Artur Amorim.

Números da mortalidade materno-infantil em Afogados nos últimos três anos:
2012 – 18 mortos para cada mil nascidos vivos
2013 – 12 mortos para cada mil nascidos vivos
2014 – 08 mortos para cada mil nascidos vivos

Prefeitura de Afogados da Ingazeira/Núcleo de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.