A direção do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, situado em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, comunica que a partir do dia 1º de abril de 2015 a instituição vai realizar teste do olhinho e teste da linguinha em recém-nascidos. De acordo com a mesma informação, o Hospital de Petrolândia é o único na região que oferece os testes obrigatórios: pezinho, orelhinha, olhinho e linguinha.
O teste da linguinha (Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua em Bebês) é realizado em recém-nascidos para identificação de problemas que podem resultar em dificuldades na fala, sucção, deglutição e mastigação.
O teste do olhinho é um exame simples, rápido e indolor, que consiste na identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê. O fenômeno é semelhante ao observado nas fotografias. Para que este reflexo possa ser visto, é necessário que o eixo óptico esteja livre, isto é, sem nenhum obstáculo à entrada e à saída de luz pela pupila. Isso significa que a criança não apresenta nenhum obstáculo ao desenvolvimento da sua visão.
Com informações da Secretaria de Saúde de Petrolândia, Agência Senado e Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.