O Trupé Cultural, primeiro museu da cidade de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, está abrigando durante este mês de fevereiro uma exposição de telas e obras em artesanato de vários artistas. Os artistas são Regi, Marlus Daniel, Jason Ribeiro, Miranda, Afonso Conselheiro e Dadá Rodrigues. Entre as telas, de diversos formatos, apresentam-se também peças realizadas com o reaproveitamento de embalagens, transformadas em belas obras de artesanato. As peças estão à venda, exceto algumas que serão usadas em um bingo.
Além de museu, o espaço é também um aconchegante ambiente para reuniões, confraternizações e momentos de tranquilidade com a família e amigos. Detalhe: tem serviço de bar e lanchonete, com petiscos apetitosos, como caldo de macaxeira e tapiocas, e funcionando das 9 às 14 hs e das 17 às 23hs.
Inaugurado em 2013, na avenida da Orla Fluvial, o Trupé Cultural, espaço do empresário Jadilson Ferraz, está sob a administração da produtora cultural Neci Mãe da Mata. Petrolandense de nascimento, Neci deixou Juazeiro (BA), onde residiu durante três décadas, para se dedicar ao empreendimento. O projeto principal é dar relevância à figura de João Pernambuco, músico petrolandense que compôs, entre outras belas obras, a música "Luar do Sertão", eternizada por Luiz Gonzaga e tantas outras vozes da MPB.
Entre as novidades para 2015, está o lançamento do projeto João Pernambuco e a abertura do local como restaurante. O restaurante, próximo à entrada da cidade e ao Terminal Rodoviário, deverá funcionar a partir do dia 11 deste mês.
Na noite do dia 19 deste mês, o poeta cordelista e repentista Valdir Lemos virá de Juazeiro (BA) apresentar o cordel sobre o grande petrolandense no Trupé Cultural. O cordel e a consequente divulgação da vida e obra de João Pernambuco serão divulgados nas escolas de Petrolândia.
Visitar o Trupé Cultural exige tempo. Tempo para apreciar as peças expostas no espaço, que nos levam de volta ao passado. Tempo para degustar os saborosos petiscos da casa (provamos o caldo de macaxeira - delicioso!). Tempo para conversar com Neci, uma batalhadora que tem tantas histórias, realizações e projetos para nos contar. Por ser esse lugar diferente, em que só faltam à noite os lampiões acesos, em vez de lâmpadas e luminárias, dá até para esquecer a internet e seus grilhões durante os preciosos momentos em que ali estamos.
Neci informa aos artistas de Petrolândia que o Trupé Cultural está aberto para receber suas obras e exposições. Contato: 074-9129-7961)
Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.