Foto: Renata Pires/Secult-PE
“O que nos instiga é que temos um fortíssimo Carnaval de Rua. Pernambuco está trazendo cerca de um milhão de turistas pra cá este ano. É o império do Carnaval feito nas ruas. E é feito nas ruas porque, apesar dos palcos e dos shows muito bacanas que também acontecem, a essência do nosso Carnaval está nas agremiações, nos blocos que revelam nossos valores simbólicos hereditários. Depois, estamos falando de um Carnaval multifacetado. O que vi e estou vendo nesses dias é o povo pernambucano e os visitantes valorizando a nossa Cultura”, diz Marcelino.
A presidente da Fundarpe Márcia Souto observa que a grande participação de crianças na folia de Momo tem ainda a importante função de garantir que as nossas manifestações terão público apaixonado pelas próximas gerações. “Vi muita criança, muita gente fantasiada, famílias inteiras brincando juntas, muita orquestra de frevo pelas ruas, em maior quantidade que nos anos anteriores, isso é também transmissão. Um Carnaval que é feito com paz e alegria é um exemplo a ser mantido para a posteridade”, observa Márcia.
A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – ao lado da Secretaria de Cultura do Estado – foram alguns dos órgãos do Governo do Estado que apoiaram a realização do Carnaval em dezenas de cidades do interior do estado, além dos dois maiores polos, Recife e Olinda.
Portal Cultura PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.