Flávio destacou a sua emoção de poder participar deste momento histórico para o SENAI Petrolina: "esta foi a primeira turma do SENAI Pernambuco voltada especificamente para deficientes visuais, sendo possível perceber junto aos alunos os grandes resultados do ponto de vista de aprendizado e motivação".
O curso foi inteiramente gratuito e teve 160 horas de carga horária, sendo concluído em 30 dias. Todo o material didático foi desenvolvido pelo SENAI. As apostilas foram impressas em braile e ampliadas pela Biblioteca Pública do Recife. Todos os softwares foram cedidos pelo Departamento Nacional da instituição, assim como os fones de ouvido para os alunos, segundo a psicopedagoga Jaqueline Montalvão.
Durante as aulas, o instrutor Milton Perez de Souza, que veio de Brasília para ministrar o curso, abordou aspectos de três softwares leitores de tela, o Virtual Vision, o NVDA e o Digita Vox. Foi dada mais ênfase ao NVDA, pois é um programa livre, gratuito, e facilmente acessível. O professor também ensinou seus pupilos a operar uma impressora braile, com o auxílio da monitora Candice Ferraz.
A turma é formada por pessoas de Juazeiro (BA), Petrolina (PE) e regiões próximas. Isso denota a dimensão que o projeto sugerido pela Associação dos Deficientes Visuais alcançou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.