Ex-governador João Lyra Neto e Valdecir Pascoal, presidente do TCE
A Ordem do Mérito dos Guararapes foi instituída pelo Decreto nº 4.891, de 20 de janeiro de 1978, sendo a mais importante comenda concedida pelo Estado a pessoas físicas ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, que se destacaram por méritos excepcionais ou pelos relevantes serviços prestados a Pernambuco.
Em seu discurso, o ex-governador João Lyra Neto afirmou que a concessão da honraria simbolizava o agradecimento a todos que contribuíram com o Estado. "Em nome do povo pernambucano, agradeço a participação e o gesto de vocês", disse ele. O então chefe do Executivo estadual também destacou a importância da integração dos poderes no desenvolvimento do Estado ao citar as diversas instituições e órgãos que foram contemplados com a honraria.
Várias autoridades receberam a homenagem, entre elas o presidente do TJPE, Desembargador Frederico Neves, o Presidente da Alepe, Deputado Guilherme Uchôa, o Presidente do TRF 5ª Região, desembargador Francisco Wildo Lacerda, o Procurador Geral do Ministério Público Estadual, Aguinaldo Fenelon, o presidente do TRE, desembargador Fausto Campos, o ex-secretário da Controladoria Geral do Estado, Djalmo Leão, entre outros.
A Ordem do Mérito dos Guararapes é constituída de cinco graus (Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro) em dois quadros (Efetivos e Especiais), estando o primeiro classificado por duas categorias: Ordinária e Suplementar.A categoria Ordinária compreende autoridades e servidores ativos, civis e militares, do Governo do Estado, estando na Suplementar os cidadãos pernambucanos não servidores públicos.
O presidente do TCE, conselheiro Valdecir Pascoal, foi o escolhido para falar em nome dos agraciados. "Me sinto extremamente honrado. O recebimento da Ordem do Mérito Guararapes, pelo seu significado e símbolo histórico, aumenta a nossa responsabilidade. Agradeço ao Governador João Lyra Neto e compartilho este reconhecimento com todos os membros e servidores do TCE-PE", disse ele.
Confira mais fotos da solenidade clicando aqui.
TCE-PE/Gerência de Jornalismo (GEJO)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.