A caminhada teve início às 8 horas, com concentração no Terminal Rodoviário, na Orla Fluvial. De lá, agentes comunitários de saúde seguiram acompanhando um carro de som, sob o comando do lucutor Ururay Barros em direção ao Mercado Público, onde ocorria a feira livre.
No interior do Mercado Público, profissionais de saúde estiveram empenhados na distribuição de panfletos informativos sobre a doença, bem como tirando dúvidas da população com orientações sobre cuidados, sintomas e prevenção.
A hanseníase é uma das doenças mais antigas na história da medicina. É causada pelo bacilo de Hansen, o Mycobacterium leprae: um parasita que ataca a pele e nervos periféricos, mas pode afetar outros órgãos como o fígado, os testículos e os olhos. Manifesta-se no aparecimento de manchas dormentes, de cor avermelhada ou esbranquiçada, em qualquer região do corpo, além disso, falta de sensibilidade nessas regiões.
O diagnóstico consiste, principalmente, na avaliação clínica. Esta doença é capaz de contaminar outras pessoas pelas vias respiratórias, caso o portador não esteja sendo tratado. O tratamento e distribuição de remédios são gratuitos nos postos de saúde.
Mais informações a respeito da Hanseníase e de outras doenças podem ser conseguidas na própria Secretaria e nos PSFs distribuídos em todo o Município de Petrolândia.
Ver mais fotos>Mobilização de alerta sobre hanseníase
Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho
Ver mais fotos>Mobilização de alerta sobre hanseníase
Fotos: Assis Ramalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.