sexta-feira, janeiro 23, 2015

Diretores da AblogPE, são entrevistados por Assis Ramalho; ''os blogues incomodam os grandes meios de comunicação''

Lissandro Nascimento e Lúcio Cabral, diretores da AblogPE durante reunião com blogueiros do Sertão de Itaparica.


Ablog-PE e blogueiros do Sertão de Itaparica

Lissandro Nascimento. Presidente da Ablog-PE em entrevista ao Blog de Assis Ramalho (Foto: Lúcia Xavier)

Na tarde do último domingo (18) a cidade de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, recebeu a visita de Lissandro Nascimento, presidente da Associação de Blogueiros de Pernambuco (AblogPE) e Lúcio Cabral, diretor daquela instituição, em almoço adesão realizado no Ket's Buffet e Restaurante, no centro da cidade. O evento marcou o primeiro encontro da AblogPE com representantes da mídia alternativa de Petrolândia, bem como participantes de Floresta e Inajá.

O principal objetivo da AblogPE é defender os interesses jurídicos e políticos do blogueiros pernambucanos, além de agregar valores comuns entre os profissionais associados. A associação é também uma forma de intensificar o intercâmbio entre profissionais que trabalham com esse formato de comunicação, integrando blogueiros das várias regiões do Estado de Pernambuco. Dentre as bandeiras defendidas pela AblogPE estão a democratização dos meios de comunicação e o Marco Civil da Internet. Hoje, a AblogPE conta com cerca de 500 blogs associados, de todas as regiões do Estado, e foi a primeira entidade voltada para a reunião de blogueiros no país.

Ao final do encontro em Petrolândia, Assis Ramalho entrevistou Lúcio Cabral e Lissandro Nascimento.

Lúcio Cabral (de blog homônimo) falou sobre a importância do encontro da AblogPE com blogueiros do Sertão de Itaparica.

Eu classifico este encontro, aqui em Petrolândia, como um verdadeiro sucesso. A gente fez encontros em Afogados da Ingazeira, em Serra Talhada, em Araripina, e hoje estamos aqui, encerrando a nossa viagem pelo Sertão. Todos os encontros que tivemos foram excelentes, mas o que reuniu mais blogueiros em um só lugar foi este aqui em Petrolândia. Vocês estão de parabéns, porque pudemos conversar com todos sobre um assunto que é muito importante que é a regulamentação da mídia alternativa. Aqui vocês puderam entender a importância de todos (os blogueiros) marcharem unidos, porque os blogues têm muita força, têm o que mostrar, e essa força que os blogues têm é uma força que ainda não se sabe calcular que força é essa, mas é muito grande.

Lúcio falou também sobre o destaque dos blogues na difusão das informações e da grande audiência dessa mídia.

Quando surgiu o jornal, o rádio, a TV, em cada época eles tiveram que brigar por um espaço. Como hoje surge a Internet, e dentro da Internet, os produtores de conteúdo digital, isso vai ser uma briga com esses meios de comunicação mais antigos, para tomar também o seu espaço na questão de conteúdo. A grande questão é essa, porque nós produzimos um conteúdo que tem audiencia. Hoje, eu digo a você sem medo de errar, que a nossa audiência (dividida entre jornal, rádio e TV) é mais de 30%. A gente tem uma fatia de mais de 30% da comunicação e, em alguns lugares, a gente chega à frente da TV.

De acordo com Lúcio Cabral, os blogues incomodam os grandes meios de comunicação, a exemplo das TVs e jornais impressos.

A queda de audiência na TV é nítida. A gente percebe que as pessoas já não estão preocupadas em assistir determinados programas de notícias na TV (Jornal Nacional, etc), porque sabem que aquelas matérias já foram vistas nos blogs, isso sem contar que os jornais impressos só vão estar nas bancas no outro dia. Então, os blogs possuem uma ferramenta fantástica e estão (as grandes mídias) querendo controlar essa nossa força, e a gente não pode deixar isso acontecer.

Lúcio Cabral falou também sobre as conquistas do ano de 2014 e as principais metas da AblogPE para 2015.

Quando começou o ano de 2014 a gente se reuniu com os diretores e traçamos algumas metas. e todas elas, sem exceção, foram cumpridas. Temos hoje uma sede própria, emissão de nota fiscal, todas as certidões negativas em dia, temos um funcionário que abre a sede da AblogPE de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Outro fato muito importante foi que conseguimos, no final do ano passado, tratar da lei de mídias alternativas (na Alepe), que apesar de não ter sido aprovada, a gente mostrou força ao conseguir colocar em pauta uma lei que ainda não existe aqui em Pernambuco, que é uma lei nova, que vai destinar, pelo menos, 5% das verbas publicitárias governamentais para as mídias alternativas (rádio web, TV web, sites, blogues, rádios comunitárias e jornais impressos de pequena circulação). Então, o principal objetivo deste ano vai ser a aprovação deste projeto que vai ser representado depois do dia 12 de fevereiro, quando a Assembleia (Legislativa de Pernambuco) volta a funcionar.

Lúcio Cabral diz que a união dos blogueiros em apoio à aprovação da lei será de fundamental importância.

A aprovação dessa lei será o grande 'pulo do gato', se a gente pensar que, no futuro, com essas verbas publicitárias do governo sendo destinadas institucionalmente aos blogues, a gente não vai pedir favor a ninguém para botar propaganda do governo em nossos blogs. A gente vai exigir do governo, assim como a Globo exige, o SBT exige, a Rádio Jornal, o Diário de Pernambuco etc. Eles exigem porque está na lei que o governo tem que dar publicidade às suas obras e aos seus eventos. Então, a gente está querendo dessas verbas apenas 5%. Só isso.

Lúcio Cabral convida os blogueiros a conhecerem a sede da AblogPE no Recife.

Eu convido todos os blogueiros, e quem não é blogueiro também, que ao visitarem a capital pernambucana, conheçam a  sede da nossa associação (na Rua da Aurora, 295 – Ed. São Cristóvão, Sala 917, no bairro da Boa Vista), que não é uma coisa monstruosa, mas que não faz vergonha a ninguém. Lá, nós temos sala para reunião, TVs, acesso a Internet, computadores à disposição dos blogueiros, ar condicionado, enfim, é uma sede completa. É importante a gente dizer que conseguimos isso em pouco tempo, apenas dizendo que a associação tem 500 blogues associados, o que é verdade. Com isso, a gente já conseguiu abrir várias portas e conseguimos patrocínios para poder bancar a sede da AblogPE.

Em seguida, Assis Ramalho conversou com o presidente da AblogPE, Lissandro Nascimento (do blog A Voz da Vitória), que falou do encontro em Petrolândia com os blogueiros do Sertão de Itaparica.

A gente veio com o intuito de conversar com vocês, blogueiros do Sertão de Itaparica, porque a gente sabe que a blogosfera é muito forte aqui na região, e a entidade veio com a intenção de fortalecer esse intercâmbio, e começar a amadurecer a formação de um grupo regional, que possa fortalecer esse intercâmbio entre os blogueiros de Itaparica com os demais associados do Estado de Pernambuco. Precisamos capilarizar nossa organização e estar mais unidos daqui por diante. A luta é árdua. O confronto já está estabelecido. Precisamos nos politizar neste debate e entender que somos uma nova mídia, forte, soberana, independente e compromissada com as boas causas do povo de Pernambuco. Diante desse contexto, reforço a necessidade de todos os nossos associados priorizarem a publicação das matérias específicas da AblogPE e acompanharem mais de perto a vida da nossa entidade. Esta construção é conjunta e unidos somos mais fortes.

Lissandro agradeceu aos blogueiros do Sertão de Itaparica que compareceram ao encontro e elogiou a organização do evento.

Eu quero agradecer ao Blog de Assis Ramalho pela receptividade, pela organização e pela dedicação em realizar esse encontro que foi um sucesso, no qual tivemos uma quantidade de blogueiros muito boa, com todos interessados e empenhados neste debate da blogosfera brasileira. Obrigado a todos os blogueiros que compareceram a esse importantíssimo debate hoje, aqui em Petrolândia. Até a próxima.

Notícia relacionada (clique)
>Petrolândia sedia almoço adesão da AblogPE com representantes da mídia alternativa do Sertão de Itaparica

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier

Um comentário:

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.