Cerca de 20 farmacêuticos, dos municípios do Recife, Jaboatão e Ipojuca, irão abordar a população e os transeuntes que queiram tirar dúvidas sobre o uso de remédios, assim como orientar sobre o acesso aos medicamentos pelo SUS. O Conselho Regional também lançará campanha para coleta de medicamento vencido ou sem uso. "O intuito é aproximar a classe farmacêutica da população e mostrar o quanto é importante cuidados na hora de ingerir medicamentos. A orientação é primordial para que o tratamento seja bem sucedido", pontua o superintendente da Farmácia de Pernambuco, Jean Batista de Sá.
A população também poderá realizar aferição da pressão arterial, exames de HIV e hepatites e será orientada sobre práticas sexuais seguras e, em casos positivos da doença, serão encaminhadas para o serviço de referência para iniciar o tratamento. Desde 1983, foram registrados 20.334 casos de Aids em Pernambuco, sendo 13.225 em homens e 7.109 em mulheres. O número de óbitos é de 7.465 casos no mesmo período. “Com o diagnóstico precoce da doença, é possível ter um vida normal e com melhor qualidade”, afirma o coordenador do Programa Estadual de DST/Aids, François Figueiroa. O acompanhamento dos casos de HIV/Aids é feito nos Serviços de Atenção Especializada (SAE), geridos pelos municípios. Os casos graves podem ser acompanhados nos hospitais Correia Picanço, das Clínicas, Oswaldo Cruz e Imip.
Seminário - Ainda dentro das comemorações, acontece na quarta-feira (21/01), o I Fórum sobre Cuidados e Serviços Farmacêuticos, com cerca de 120 profissionais. O seminário será das 8h às 12h30, no auditório da Adufepe, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.