O consumo de energia elétrica registrou retração de 5,1% entre os dias 1º e 28 de dezembro, no comparativo com o mesmo período do ano passado. A informação faz parte da edição semanal do boletim InfoMercado, publicação da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) que ainda aponta queda de 1,2% na geração de energia.
Entre os ramos de atividade acompanhados pela CCEE, o setor de minerais não metálicos foi o que registrou a maior alta (19%). Em contrapartida, 13 apresentaram queda no consumo frente ao ano anterior, sendo as maiores baixas percentuais nos segmentos de bebidas (21%), saneamento, têxteis, madeira, papel e celulose e metalurgia e produtos de metal (todos com 15%).
Quanto à geração, apesar da queda da geração hidráulica causada pela escassez de água, esta representa 68,3% do total gerado. As fontes térmica e eólica tiveram aumento significativo e apresentaram variações positivas de 48,9% e 129,5%, respectivamente. Os parques eólicos mantêm a tendência de crescimento no ano, tendo alcançado 1.976 MW médios. Entre os dias 1 e 28, as termelétricas atingiram 17.535 MW médios. Em virtude do cenário hidrológico desfavorável, a produção das usinas hidrelétricas (39.481 MW médios) apresentou queda na ordem de 15,7 %, frente ao mesmo período de 2013.
No consumo, houve redução de 4,0% e 10% no Ambiente de Contratação Regulado – ACR (43.289MW médios) e no Ambiente de Contratação Livre – ACL (13.677MW médios), respectivamente.
Fonte: Câmara de Comercialização de Energia Elétrica
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.