Foto: Codevasf/Divulgação
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) levou as cisternas do programa Água para Todos a mais de 42 mil famílias do estado de Pernambuco até o fim de 2014. Os dados são do balanço de ações consolidado pela 3ª Superintendência Regional da Companhia, sediada em Petrolina (PE). Ao todo a Codevasf implantou com o programa mais de 172 mil cisternas nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e Sergipe.
Em Pernambuco, o Água para Todos alcançou 37 municípios. Os municípios com maior número de beneficiários foram Araripina, com 4.597 cisternas; Exú, com 2.822; Ouricuri, com 2.749; Itaíba, com 2.428; Petrolina, com 2.327; Águas Belas, com 1.815; Tupanatinga, com 1.772; Custódia, com 1.758; Betânia, com 1.560 e Santa Maria da Boa Vista, contemplado com 1.401 cisternas.
As cisternas aliviaram a vida de sertanejos que em períodos de estiagem sofriam com a falta de água para beber e dependiam do abastecimento por carros-pipa. De acordo com o gerente de revitalização 3ª Superintendência da Codevasf, Elijalma Augusto Bezerra, o empenho da Companhia desde a implantação do Água para Todos é voltado a amenizar os efeitos da seca. “Temos feito com que as cisternas que servem às famílias com água para consumo humano cheguem a todos os municípios da área de atuação da 3ª Superintendência da Codevasf. São áreas que sofrem períodos rígidos de estiagem aqui no estado. O nosso trabalho é levar as cisternas, contemplar essas comunidades e amenizar esse sofrimento”, assinala.
O coordenador-regional do Água para Todos na Codevasf, Ivonaldo Lacerda, frisa que o processo de instalação das cisternas é acompanhado por um Comitê Gestor, do qual participam representantes de igrejas, associações das comunidades beneficiadas e poder público municipal. A função do Comitê Gestor é indicar à coordenação do programa as famílias que realmente necessitam do equipamento e acompanhar o processo de instalação, bem como o uso da cisterna depois de instalada.
“Temos feito com que as cisternas sejam utilizadas apenas para a sua finalidade, que é armazenar água para as famílias desassistidas por causa da seca. Se não tiver essa finalidade e a cisterna for descoberta tendo outra função, nós recolhemos o equipamento, retiramos do programa a pessoa que cometeu a irregularidade e entregamos a cisterna a quem realmente necessita do reservatório”, explica Lacerda.
Água para Todos
O programa Água Para Todos é uma ação continuada do governo federal, coordenada pelo Ministério da Integração Nacional e integrante do Plano Brasil Sem Miséria. A iniciativa reúne um conjunto de ações que busca universalizar o acesso a água para consumo humano e produção agrícola.
As cisternas instaladas pela Codevasf, uma das executoras do programa, são de polietileno e têm entre suas principais características a simplicidade do processo de instalação, a resistência e a vedação do armazenamento. Cada reservatório pode acumular até 16 mil litros de água, quantidade suficiente para suprir as necessidades básicas de uma família de cinco pessoas por períodos de estiagem de até seis meses.
Codevasf
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.