sexta-feira, outubro 31, 2014

Usina Hidrelétrica de Três Marias tem vazão reduzida para 120m³/s


Em mais uma rodada de discussão – esta é a 12º reunião – na sede da Agência Nacional de Águas – ANA, no último dia 29 de outubro, em Brasília (DF), a agência reguladora, em consenso com os atores do sistema elétrico nacional, decidiu reduzir, já a partir de 30 de outubro, a vazão defluente – água que é liberada da represa – da Usina Hidrelétrica de Três Marias para 120 m³/s. O reservatório, localizado no território mineiro da bacia do São Francisco, está operando desde o início do mês com 140 m3/s, porém a redução vem sendo praticada desde abril deste ano, por conta da prolongada estiagem que castiga o Estado.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF participou da reunião na qualidade de observador, voltando a cobrar do setor elétrico compensação financeira para os segmentos de usuários prejudicados com as reduções de vazões, além de reiterar a necessidade de uma agenda permanente de estudos e debates que visem a mudança do modelo energético na bacia do São Francisco e ações de larga escala para assegurar o uso racional da água, principalmente nos marcos da agricultura irrigada.

A redução proposta tem como finalidade conservar a pouca água que ainda há na represa, evitando que o seu volume útil de armazenamento chegue a zero, ou seja, atinja o chamado volume morto, que acarretaria problemas no abastecimento das cidades localizadas abaixo da UHE, na geração de energia da hidrelétrica, que hoje já é mínima, bem como comprometeria o maquinal que dá funcionamento as seis turbinas existentes no reservatório. Atualmente, apenas duas delas estão em atividade. “Temos que aproveitar que está chovendo, e praticar a redução, assim não precisaremos utilizar o volume morto”, disse Marcelo de Deus, gerente de Distribuição da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, responsável pela operação da UHE.

O engenheiro a cargo da manutenção da represa, Carlos Aloysio Costa Diniz, afirmou que testes estão sendo feitos mensalmente pela companhia energética para saber até quando a água útil disponível no reservatório passará pelas turbinas, uma vez que ela vem diminuído rapidamente. “Com 3,08%, que é o volume atual – pior índice da história -, ela está passando. Fizemos os testes em meados de outubro. Até 0% continuaremos operando, porém não podemos afirmar quais serão os resultados depois disso. Mas não podemos também nos limitar. É neste intuito que estamos realizando os estudos: para garantir a vazão a jusante da represa”, comentou. A UHE Três Marias foi a primeira a ser construída ao longo do rio São Francisco, em 1962. Em janeiro deste ano, o volume útil dela era de 27,56%.

Claro, Vivo e Oi fecham acordo para comprar TIM


Em uma operação junto com a Oi, as operadoras Claro e Vivo fecharam acordo com o banco BTG Pactual para comprar a TIM Brasil e reparti-la em três, de acordo com informações da Folha de S. Paulo.

O valor do negócio não está fechado, mas pode chegar a R$ 31,5 bilhões, o que seria a maior transação no setor no País.

Segundo o jornal, será feita uma oferta aos acionistas da Telecom Italia, controladora da TIM Brasil, que decidirão em assembleia. A Vivendi, um dos principais acionistas, tende a aceitar. Ainda não está definido o que acontece com os clientes.

A proposta depende da venda, por parte da Oi, da Portugal Telecom em Portugal, um negócio que deve ser fechado na próxima semana. De acordo com a Folha, há cinco interessados no negócio. Com o dinheiro, a Oi reduziria seu endividamento para bancar parte da oferta pela TIM.

Antes de começar mandato, Paulo Câmara pede bênção ao papa Francisco


Passado o período eleitoral, o governador eleito de Pernambuco Paulo Câmara (PSB) viajou para Roma, na Itália, a fim de buscar novos parceiros comerciais para o Estado. Na passagem pela cidade, prestigiou nesta sexta-feira (31), ao lado do atual governador de Pernambuco, João Lyra (PSB), o concerto da Orquestra Criança Cidadã (OCC) Meninos do Coque para o Papa Francisco, no Vaticano.

Ao todo, 44 crianças e adolescentes carentes do Recife entoaram um repertório montado especialmente para a apresentação, sendo quatro composições do alemão Johann Sebastian Bach.

O concerto foi realizado paralelamente à 16ª Conferência Internacional da Fraternidade Católica, que se estende até o domingo (02), em Roma. Durante a apresentação, o atual governador mencionou a emoção em ver a apresentação das crianças ao papa. “São pessoas carentes que tem garantido seu futuro através da música”. Ao agradecer, o Papa descontraído disse que João Lyra era “o governante da orquestra”.

ONU divulga domingo relatório do IPCC sobre clima


Líderes mundiais aguardam com expectativa a divulgação da síntese do quinto relatório de avaliação sobre mudanças climáticas, elaborado pelo Painel Internacional da ONU sobre Mudanças Climáticas, o IPCC. O encontro, que reuniu cientistas e membros de governos durante toda a semana em Copenhague, capital da Dinamarca, será encerrado hoje (31). O relatório, que promete ser o mais abrangente já visto no setor, será divulgado domingo (2).

O presidente do IPCC, Rajendra Pachauri, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o ministro de Meio Ambiente do Peru, Manuel Pulgar-Vidal, farão a apresentação do documento no domingo. Segundo Pachauri, a síntese funcionará como guia para que os desenvolvedores de políticas públicas consigam chegar a um acordo para redução das emissões de gases de efeito estufa, responsáveis pela elevação da temperatura do planeta.

As negociações para um tratado climático global, com metas mais rigorosas para as nações, continuarão na 20ª Conferência do Clima, prevista para dezembro deste ano, em Lima, no Peru, e serão concluídas na COP-21, no ano que vem, em Paris, na França.

Casa das Juventudes de Petrolândia convida jovens a participar do Mês da Consciência Negra


A Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude, através da Casa das Juventudes, convida os jovens do município de Petrolândia, interessados em danças afros e culturais, para realizar o Mês da Consciência Negra que será realizada entre os dias 03 a 20 de novembro.

"A liberdade jamais é dada pelo opressor, ela tem que ser conquistada pelo oprimido". Martin Luther King

Atenciosamente,

Cleidinha Santos
Coordenadora da Casa das Juventudes de Petrolândia

Gersinho Filho é eleito Presidente da Câmara Municipal de Garanhuns


Realizou-se na manhã desta sexta-feira (31/10) a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Garanhuns. A sessão foi bastante prestigiada e lotou o plenário da Casa Raimundo de Moraes. a partir das 10h.

O processo eleitoral elegeu o novo presidente e demais integrantes da direção da Casa, para o mandato no biênio 2015/2016, com posse em 1º de janeiro, na sucessão do vereador Audálio Ramos Filho e demais integrantes da mesa.

Por maioria de votos, o vereador Gersinho Filho (SDD), foi eleito presidente, com Gil PM (PRB), no cargo de Vice-presidente, Carla de Zé de Vilaço (PROS), como 1ª Secretária, e Alcindo Correia (PROS), para a 2ª Secretaria.

GERSON CARVALHO FILHO (Gersinho Filho) Filiado ao partido Solidariedade (SDD), 29 anos, advogado atuante, casado, foi candidato a Deputado Estadual na última eleição. Parlamentar em seu segundo mandato, Gersinho é o vereador mais jovem na atual legislatura da Câmara Municipal, e assume, a partir de janeiro, pela primeira vez, a Presidência da Casa Legislativa.

Assessoria de Comunicação Câmara Municipal de Vereadores de Garanhuns

Petrolândia: Evânio Barbosa apresenta-se no Maria Fumaça neste sábado

Dir. p/esquerda: Evânio Barbosa, Márcio Rivânio (Ry) e Ed Percussa (Foto: Assis Ramalho)

Neste sábado (1º), o cantor, poeta e compositor Evânio Barbosa apresenta-se em show acústico, com acompanhamento de Ry (Seduzyr) e Ed Percussa, no Bar e Restaurante Maria Fumaça, na Orla Fluvial de Petrolândia, a partir das 20h00.

Prestigie os talentos de Petrolândia e aprecie música de excelente qualidade Bar e Restaurante Maria Fumaça, organização de Sherle Belém e Neide.


Redação Blog de Assis Ramalho
Foto: Assis Ramalho

Suspeitos de assaltar banco em Uauá-BA são mortos em confronto com a polícia


Dois suspeitos de integrar a quadrilha que assaltou uma agência bancária e feriu reféns em Uauá- BA foram mortos durante um confronto com a Polícia Militar, na madrugada desta sexta-feira (31). Segundo a polícia, os homens trocaram tiros com uma equipe da Companhia de Polícia de Ações em Caatinga (CPAC), em Patamuté, distrito de Curaçá.

Os suspeitos, que não tiveram os nomes divulgados, não resistiram aos ferimentos e morreram. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal. Além deles, a polícia faz buscas por outros dois suspeitos que estaria escondidos em uma fazenda na região.

Ainda de acordo com a polícia, na noite desta quinta (30) três suspeitos foram presos na localidade de Bendegó, em Uauá. Policiais Militares de Uauá, Curaçá e Juazeiro participam a operação para localizar os bandidos.

Assalto
Doze homens assaltaram a agência do Banco do Brasil de Uauá, a 440 quilômetros de Salvador, na manhã de ontem. Um segurança do banco e dois clientes ficaram feridos no ataque. Parte da quadrilha roubou um carro, modelo Fiat Strada, e sequestrou os três ocupantes em um povoado próximo à cidade.

Irauçuba, cidade no Ceará disponibiliza só 20 litros de água ao dia por pessoa

Na madrugada, famílias fazem filas para coletar água em tanques públicos (Foto: André Teixeira/G1)
Açude Jerimum, principal fonte de abastecimento de Irauçuba, que secou há quatro meses 

A última reserva de água da cidade de Irauçuba, no Ceará, secou há quatro meses e os 22,3 mil habitantes dependem de água de cidades vizinhas que chegam em carro-pipa. Na zona rural, a água potável é levada pelo Exército, racionada em 20 litros de água por dia por pessoa, que são usados para todas as necessidades. "São 20 litros para lavar prato, lavar roupa, fazer a comida, tomar banho e ainda beber. É impossível. Estamos em uma situação de penúria mesmo, só sobrevivendo", relata a agricultora Geovana Maria de Sousa.

Ela tem no quintal de casa uma cisterna que acumulava água da chuva. Até o fim de setembro era a fonte da família. "Mesmo com pouca chuva neste ano, ainda deu para encher a cisterna toda. Depois que o açude secou, a gente só tinha ela para tirar água e acabou rápido."

Na zona urbana de Irauçuba, a 150 quilômetros de Fortaleza, a estação de tratamento da Companhia de Água e Esgoto (Cagece) recebe um volume diário de 250 mil litros, trazidos de açudes vizinhos em carro-pipa. Com essa baixa quantidade – a cidade precisa diariamente de 1,2 milhão de litros (cerca de cinco vezes o que recebe) –, a água chega apenas às torneiras das casas mais próximas da estação.

A maioria da população depende da água levada pela Defesa Civil do Estado do Ceará a tanques públicos espalhados pela cidade. Como o abastecimento é irregular e chega a demorar 10 dias, muitos têm que pagar pelo que consomem.

"Vender água em Irauçuba virou um negócio lucrativo nos últimos meses. As pessoas que têm caminhão deixaram de fazer outras atividades para vender água, que é a mercadoria que todo mundo quer. Alguns, inclusive, já expandiram o negócio. Começaram com três caminhões e hoje já têm seis ou sete", diz o secretário de Meio Ambiente do município, Caetano Rodrigues.

Motoristas terceirizados integravam quadrilha que roubava cargas dos Correios


A Polícia Federal (PF) detalhou hoje (31) o esquema da quadrilha que roubava cargas com encomendas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos nas zonas norte e oeste da cidade do Rio. Durante as investigações, foram identificadas sete pessoas que tiveram mandados de prisão expedidos pela Justiça. Seis foram cumpridos durante a Operação GPS, um integrante continua foragido. Também foram expedidos sete mandados de busca e apreensão. Segundo a PF, a quadrilha fez pelo menos 25 roubos e três integrantes são motoristas terceirizados dos Correios, que passavam informações privilegiadas aos comparsas.

De acordo com as investigações, os criminosos negociavam os produtos roubados e o material era levado para a área do Complexo do Chapadão, na zona norte do Rio. Os agentes fizeram as prisões em Guadalupe, Campo Grande, São João de Miriti e Coelho Neto. Também foram apreendidos eletroeletrônicos como televisores e notebooks.

De acordo com o delegado da Delegacia de Patrimônio da Polícia Federal (Delepat), Fábio Andrade, os criminosos, armados com pistolas e revólveres, abordavam os veículos carregados, depois de receberem informações dos motoristas.

Publicado edital de Termo de Exclusão do Simples Nacional que contempla contribuintes com irregularidades


Foi publicado no Diário Oficial do Estado de Pernambuco o Edital da Notificação do Simples Nacional nº 11/2014 – Termo de Exclusão do Simples Nacional, que contempla os contribuintes com irregulares por motivo de débito fiscal.

A partir desta publicação, os contribuintes tem um prazo de 30 dias para se regularizar ou apresentar, por escrito, a manifestação de inconformidade dirigida à Gerência de Segmento Econômico de Microempresa (DPC), em uma Agência da Receita Estadual. Após o prazo citado, sem que tenha sido apresentada a impugnação ou tendo sido negado provimento a mesma, a exclusão surtirá seus efeitos a partir de 1º de janeiro de 2015 e abrangerá todos os estabelecimentos da empresa.

Afo Rock: Prefeitura de Afogados da Ingazeira promove festival de rock neste final de semana


A Prefeitura de Afogados da Ingazeira promove neste final de semana mais uma edição do Afo Rock, festival que já faz parte do calendário festivo do município. O festival é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Esportes, e acontece nesta sexta (31) e sábado (1º), a partir das 19 horas, no cruzamento das Ruas Prof° Vera Cruz com a Senador Paulo Guerra.

Participam músicos e bandas de Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Triunfo, São José do Egito, Patos (PB) e até do exterior. Os dois músicos argentinos que estão percorrendo o Brasil, de bicicleta, e estão hospedados em Afogados, darão uma "canja" do que há de bom na música portenha.

Ano passado o evento foi realizado na praça de alimentação, atraindo um bom público. Por conta disso, a Prefeitura decidiu transferir o evento para um lugar com mais espaço. Confira as bandas que se apresentam: No Clear, No Sense, Beatitude, Coletivo Zé da Laranja, Rising, Reggaezona e Vitruvian.

O evento é inteiramente gratuito.

Assessoria da Prefeitura Municipal de Afogados da Ingazeira

Operação da PF desarticula organização que fraudava Previdência


A Polícia Federal (PF) e o Ministério da Previdência Social deflagaram, hoje (31), a Operação Nomadismo, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que fraudou, segundo estimativas, cerca de 60 benefícios desde 1998, causando prejuízos acima de R$ 40 milhões aos cofres da Previdência.

A PF cumpre 22 mandados de busca e apreensão e 17 ordens de condução coercitiva. As investigações tiveram início em 2010. Desde então, foi feito um mapeamento das ações dos investigados. A operação conta com a participação de 130 policiais e tem o reforço de analistas do ministério.

Em nota, a PF informa que as fraudes do grupo consistiam na inserção de informações falsas na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e na Guia de Recolhimento do FGTS (Gfip) a fim de obter recursos que deveriam ser destinados aos segurados.

Um dos alvos da operação uniu-se a despachantes, profissionais de escritórios de contabilidade, que usam empresas inativas de fachada, além de atravessadores e possíveis servidores da Previdência Social. De acordo com a PF, um dos investigados obteve o Número de Identificação do Trabalhador e o CPF de dez pessoas.

Agência Brasil

UPAE e Universidade de Pernambuco interagem no Outubro Rosa‏

A UPAE Profº Antônio Simão dos Santos Figueira recebeu, na última sexta-feira (24), estudantes do curso de medicina da Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns - que fizeram várias exposições sobre a saúde da mulher, principalmente a prevenção do câncer de mama e do colo do útero. A palestra principal foi ministrada pelo estudante Arthur Augusto de Araújo Pita, e a atividade fez parte da programação do Outubro Rosa.

"O objetivo é que nossos técnicos tenham cada vez mais informações, pois no contato com os pacientes, eles podem fazer este alerta da importância dos cuidados e da prevenção" - Informa o Coordenador Médico da UPAE Garanhuns, Dr. Franco Junqueira, responsável pelas palestras.

Os estudantes de Medicina têm estagiado na UPAE, acompanhando médicos em várias especialidades e também nos procedimentos cirúrgicos. A coordenação é da professora Régia Leite, da Universidade de Pernambuco.

"Estamos indo direto para o matadouro", diz cientista


Especialista na relação da Amazônia com o clima, o agrônomo Antonio Donato Nobre faz conexões entre a seca no Sudeste e o desmatamento das florestas. Assustado com os mais de 200 artigos sobre o tema que leu em quatro meses para compilar o estudo "O Futuro Climático da Amazônia", lançado ontem, em São Paulo, Nobre garante que a mudança do clima já não é mais previsão científica, mas realidade. "Estamos indo para o matadouro", diz.

Nos últimos 40 anos foram destruídas 40 bilhões de árvores na floresta. "É o clima que sente cada árvore retirada da Amazônia", diz o pesquisador do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Árvores amazônicas antigas produzem mil litros de água por dia. O ar úmido é também "exportado" para áreas como o Sudeste, com vocação para deserto.

A reportagem é de Daniela Chiaretti, publicada pelo jornal Valor, 31-10-2014.

Nobre, que vem de uma família de cientistas brasileiros, fez o estudo a pedido da Articulación Regional Amazónica (ARA), rede de entidades da sociedade civil dos nove países amazônicos.

O cientista defende que o desmatamento pare já - inclusive o permitido por lei - mas diz que isso já não basta. É hora de lidar com o passivo ambiental e empreender o que ele compara a um "esforço de guerra" para replantar florestas e restaurar ecossistemas. Nobre reforça a ideia que não há antagonismo entre agricultura e conservação. "A agricultura consciente, se soubesse o que a comunidade científica sabe, estaria na rua, com cartazes, exigindo do governo a proteção das florestas e plantando árvores em suas propriedades."

Programa de Aquisição de Alimentos é retomado em Afogados da Ingazeira


A Secretaria Municipal de Assistência Social retomou, no início do mês, as atividades relacionadas ao Programa de Aquisição de Alimentos, parceria firmada entre a Prefeitura e o Ministério do Desenvolvimento Social.

Em Afogados da Ingazeira, neste primeiro momento, estão sendo beneficiados 72 agricultores familiares, em um investimento de R$ 320 mil até o fim do ano. A expectativa da Secretária de Assistência, Joana D’arc, é que para 2014 possamos atingir a meta de R$ 1 milhão em investimentos.

Os principais gêneros alimentícios que já estão sendo adquiridos e distribuídos estão melancia, batata doce, macaxeira, polpas de frutas de diversos sabores, feijão na vagem, milho verde, jerimum, galinha, carne bovina, alface, coentro, tomate e peixe. Além de beneficiar os agricultores com a compra direta, o PAA também beneficia, com a distribuição dos alimentos, entidades como ASAVAP; abrigos municipais; casa de acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade de Afogados da Ingazeira; casa de apoio aos pacientes da saúde, no Recife; associações de moradores; instituições não governamentais e projetos sociais organizados por instituições religiosas.

Frases do dia 31/10/2014: Coletânea IHU Online


A bola nos pés de Lula e de Temer

“Os petistas dizem que o único no partido que terá influência na escalação da equipe da presidente Dilma será o ex-presidente Lula. Avaliam que a presidente vai fortalecer o vice Michel Temer. E o PMDB espera integrar o núcleo de formulação do governo. Quem esteve com Dilma garante que a renovação será ampla. Ministros sem mandato, sem expressão política ou social são fortes candidatos a sair de campo. Lula já avisou aos seus que é preciso turbinar o novo mandato. Um deles diz: “Sem acertar o governo, não adianta pensar em 2018.” Os aliados esperam que ela lhes estenda a mão. As circunstâncias, a oposição belicista e a crise econômica indicam o caminho da concertação no time governista” –Ilimar Franco, jornalista – O Globo, 30-10-2014.

Petrolândia: Leitor reclama de atendimento eletrônico insatisfatório em agência bancária local


"Venho, através desta nota, mostrar a minha indignação no que diz respeito à forma desrespeitosa e sem compromisso da agência do Banco do Brasil em Petrolândia-PE, Sertão de Itaparica, para com os servidores que recebem seu dinheiro na referida agência. A gerência da unidade sabe que todo final e inicio de cada mês tem um número maior de pessoas que dependem dos seus serviços, como servidores públicos, privados, aposentados e pensionistas, entre outros clientes, principalmente no que diz respeito a receber os pagamentos, mas quando chegamos nos seus caixas eletrônicos nos deparamos, na maioria das vezes, com caixas com cédulas no valor de R$ 10,00 e R$ 20,00. Esses valores nos atrasam, quando conseguimos fazer o saque, pela quantia mínima que podemos retirar.

No meu entendimento, algo com urgência deve ser feito. Vejo o empenho dos funcionários da agência em fazer o que podem pelos seus clientes, que pagam juros altos, porém vejo uma gerência acomodada, sem compromisso e respeito aos seus clientes, principalmente a pessoas com atendimento prioritário, por disponibilizar para esses praticamente um caixa eletrônico.

Não sei aqui, informar a quem competem essas providências: Promotoria, Poder Publico, não sei! Mas que elas sejam tomadas com urgência, pois não aguentamos mais tanto descaso e desrespeito, a tantos cidadãos de bem, que saem de suas casas para receberem aquilo que lhes é de direito e suor, e têm que sair de uma agência “quente” e de mãos limpas. Exemplo: “Hoje (31), no caixa em que estive, não pude nem sequer ver o saldo da minha conta, pois quando chegou a minha vez de usar o terminal, apareceu a informação que eu deveria usar outro terminal, isso depois de 40 minutos na fila. É um absurdo. Como diz um apresentador: “ISSO É UMA VERGONHA!”

Alexandre Sertão, Servidor Público Municipal de Petrolândia.

Ação da Vigilância Sanitária no Ceasa foi arbitrária, afirma presidente da Femicro-PE

Vigilância Sanitária alega que ovos estavam com embalagem irregular (Foto: Kety Marinho/TV Globo)

Na última quarta-feira (29), uma operação conjunta de fiscalização no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), no bairro do Curado, apreendeu aproximadamente 7,1 toneladas de alimentos e 600 mil ovos de galinha. A alegação da Vigilância Sanitária do Recife para a apreensão é que os produtos retidos (queijos, presunto, manteiga, carnes vermelhas e peixes) estavam fora de validade e eram vendidos de forma incorreta.

A apreensão de ovos foi criticada, os comerciantes ficaram indignados, pois todos os ovos apreendidos foram jogados fora. Para o presidente da Federação das Associações de Micro e Pequenas empresas de Pernambuco – Femicro-PE, José Tarcísio da Silva, a ação não respeitou a chamada “primeira fiscalização orientadora” prevista da Lei brasileira.

“Não queremos apoiar nenhuma irregularidade, mas o fato é que a Lei Complementar 123 (capítulo 7) diz:

Art. 55. A fiscalização, no que se refere aos aspectos trabalhista, metrológico, sanitário, ambiental, de segurança e de uso e ocupação do solo das microempresas e empresas de pequeno porte deverá ter natureza prioritariamente orientadora, quando a atividade ou situação, por sua natureza, comportar grau de risco compatível com esse procedimento.

Halloween: depois de ataques, cidade do Sul da França proíbe fantasia de palhaço


A festa de Halloween em Vendargues, no Sul da França, não poderá ser comemorada com fantasias de palhaços por pessoas com mais de 13 anos por causa das gangues de palhaços que aterrorizam o país desde as últimas semanas. A localidade proibiu o uso desta fantasia no Dia das Bruxas em decorrência dos grupos de adolescentes vestidos de palhaços que atacaram e roubaram pessoas em várias cidades francesas.
A prefeitura de Vandargues, cidade com 6 mil habitantes, publicou ontem (30) a ordem municipal na tentativa de proteger as crianças que vão brincar o Dia das Bruxas, que se comemora nesta sexta-feira (31).

A moda das gangues de palhaços começou no Facebook e nas últimas semanas levou o terror a várias localidades. O primeiro caso foi registrado em 10 de outubro, quando um jovem vestido com uma fantasia de palhaço foi preso enquanto assustava os pedestres no centro de Perigueux.

No período de 15 dias, os casos se multiplicaram. Um dos mais graves foi registrado no final da semana passada em Montpellier, onde um homem de 35 anos foi espancado por um palhaço enquanto outros dois lhe roubaram a carteira. O agressor, um rapaz de 18 anos, foi preso. Diversas cidades, como Agde, Macon, Borgonha, Grenoble, Chamaret e Drome, registraram agressões do tipo.

'O que resta é o cheirinho de peixe nas redes', diz pescador de Pernambuco sobre a seca

O pescador Arlindo Ferreira no local em que havia a barragem onde pescava (Foto: Jael Soares/G1)

Das casinhas de barro à beira da Barragem da Ingazeira, os pescadores encaram todos os dias a realidade que desejam esquecer. O reservatório está vazio há mais de dois anos, o que prejudica a vida dos 16 mil habitantes do município de Venturosa. Com 67 anos e 15 filhos – apenas seis deles sobreviventes –, Arlindo Ferreira pesca há décadas e não se recorda de uma seca tão rigorosa.

Ele era acostumado a pescar de 10 kg a 15 kg diariamente e a faturar até dois salários ao mês em épocas de fartura. "Em 2009 e 2010, tinha muito peixe. Em 2011, era bem pouquinho o peixe. Em 2012, morreu tudo". Depois que a barragem secou, o que "resta hoje é o cheirinho de peixe nas redes", afirma. A família sobrevive basicamente do Bolsa Família e da aposentadoria dele.

Maria Luzinete da Conceição perdeu as contas da idade, mas sabe o que passa. A saudade do trabalho ela sente nas mãos que seguravam os peixes para tratá-los. E queria esquecer um dos dias mais tristes que viveu em mais de 60 anos.

Diante das necessidades, os idosos mais persistentes e alguns jovens seguem em busca de outras fontes na região, porém, o resultado é insuficiente – os peixes são pequenos, e o lucro não compensa o esforço do deslocamento e das jogadas de rede.

Venturosa é localizada no Agreste Meridional, região onde todas as localidades foram afetadas. O município enfrenta hoje queda da produção de leite e reservatórios poluídos por lixo e esgotos, além do esvaziamento da barragem e a morte dos peixes.

Cidade no Ceará em emergência pela seca faz até bingo para sortear poço

Mais de 2.000 pessoas lotaram a praça da cidade para acompanhar o sorteio do poço profundo (Foto: José da Legnas/Notícias de Pentecoste)

A cidade de Pentecoste (CE) está em situação de emergência devido à seca que já dura três anos. Os agricultores perderam quase toda a safra, parte do gado morreu e a população da zona rural está sem água potável. Para tentar amenizar a situação, uma entidade local realizou em setembro um bingo que sorteou a perfuração de um poço profundo entre 2.200 compradores de uma cartela de R$ 10.

Venceram a dona de casa Maria do Socorro Costa, 41 anos, e o agricultor Egilázio Freitas Silva, 52, que completaram todos os números de sua cartela. O poço, claro, não pode ser dividido. O jeito foi vendê-lo para um terceiro apostador, o mecânico e agricultor José Dalvani Chaves, de 44 anos, que chegou a participar do bingo com três cartelas. Após a compra, ele irriga uma pequena plantação de coco na zona rural do município. “A aquisição valeu a pena pois agora minha família tem água para beber, usar na alimentação e outras utilidades do lar”, explica. Ele pagou R$ 4 mil pelo prêmio (a perfuração e uma bomba), mas teve que investir mais R$ 12 mil porque a primeira escavação não encontrou água.

A dona de casa que originalmente venceu o bingo vive na zona urbana da cidade, ainda com acesso a açudes da região. Esse foi o motivo que a levou a vender o poço. "Eu ganhei, mas analisando bem, não tinha como ter um poço aqui em minha casa. A dificuldade por água está grande, mas não é desesperadora", relata.

'Rio São Francisco está morrendo'


A seca da nascente do Rio São Francisco, em São Roque de Minas, tem afetado de forma drástica uma das principais atividades econômicas da cidade de Iguatama, a 234 quilômetros de Belo Horizonte. Primeiro município a ser banhado pelo Velho Chico no Centro-Oeste do estado, a cidade está com 90% da pesca comprometida, segundo a Colônia de Pescadores Profissionais. De cima da ponte que cruza o rio, a imagem é desoladora. "É dramático olhar para baixo e ver lama e pedaços de madeira. A água acabou e esse rio está morrendo", lamenta Francisco Romoaldo dos Campos, pescador há mais de 30 anos.

A maioria dos 75 profissionais passa por dificuldades e muitos têm procurado alternativas para sustentar as famílias. Há cinco anos, Pedro Henrique Soares pesca no Rio São Francisco. Porém, com a seca rigorosa deste ano, ele precisou recorrer a outros meios para manter a família. “Trabalho como servente de pedreiro para ganhar dinheiro. Não podemos parar de comer, não é? Da pesca não dá para viver mais, pelo menos por enquanto. Então o caminho é buscar alternativas, e me tornei servente até a chuva encher de novo esse rio.”

Em locais onde os barcos a motor entravam da margem para seguir até a parte central do rio restaram apenas alguns filetes de água. Por isso, a navegação agora só é feita por meio das canoas. “Não há condições de entrar com o barco. O motor bate no solo por não ter mais água. Há alguns anos o rio quase transbordava na ponte que tem dez metros de altura. Da pesca está difícil de viver”, afirma a secretária municipal de Agricultura e MeiO representante da Colônia dos Pescadores Profissionais de Iguatama, Geraldo Pereira da Costa, de 71 anos, mostrou (veja vídeo ao lado) por onde já passou de canoa no rio – que hoje só tem árvores e terra seca. Há três anos, segundo ele, que a marginal que sustenta o rio não enche como antes. "Já andei de canoa em toda a extensão do rio e agora só tem terra. É claro que veio secando gradativamente, e essa seca não é só deste ano, apesar de ter sido a pior de todas. Isso é um reflexo de cerca de dez anos de estiagem, mas volto a dizer, seca assim eu nunca vi em 30 anos de profissão", conta.

Hoje é o dia dela, de minha esposa Lúcia Xavier


Hoje, 31 de outubro, não é um dia qualquer. É o dia do aniversário de minha esposa, amiga e companheira Lúcia Xavier.

Os meus parabéns, e muito obrigado por fazer parte da minha vida, por seu amor, por ser atenciosa comigo nos momentos bons, e ruins,  enfim, obrigado por ser essa mulher que você é; forte, inteligente, guerreira, e que me ensinou a ser um homem melhor,

Quero desejar muitos anos de vida para você, cheios de paz, saúde, amor e prosperidade. Que Deus permita as maiores alegrias hoje e sempre na sua vida. Te amo! e quero sempre está ao seu lado.

Do seu esposo, Assis Ramalho

Rodrigo Novaes é cotado para concorrer a prefeitura de Floresta em 2016, diz coluna do Blog do Magno

Deputado Rodrigo Novaes em entrevista a Assis Ramalho

Segundo a coluna do Blog do Magno desta sexta-feira (31), dos 49 deputados estaduais eleitos em Pernambuco, pelo menos 19 têm projeto para entrar na disputa municipal em 2016, entre eles Rodrigo Novaes, reeleito pelo PSD, que de acordo com o blogueiro, deve disputar a Prefeitura de Floresta
´
É claro que muitas especulações vão surgir a partir de agora em relação a corrida pelas prefeituras nas eleições de 2016 em todos os 5. 570 municípios brasileiros, e em Floresta, assim como em Petrolândia, não vai ser diferente.
.
No mês de abril deste ano, em entrevista ao Blog de Assis Ramalho, o deputado Rodrigo Novaes afirmou ter pretensões de um dia disputar a prefeitura de Floresta, mas disse não ser agora o momento. 

''Perguntado se um dia pretendia ser prefeito da sua terra natal, o deputado disse. ''Assis, eu acho que todos que fazem política sonham em um dia ser prefeito de sua cidade. Eu tenho que admitir que a gente sonha em um dia disputar a eleição para ser prefeito de Floresta. Mas isso não é um projeto de agora. Agora, eu quero me reeleger, se Deus quiser, com o apoio do povo, e poder travar uma luta que só está começando, porque eu tenho um compromisso muito grande com o povo. Na hora em que eu for prefeito de Floresta, aí atrapalha o compromisso que eu tenho com Petrolândia, com Tacaratu, com Jatobá, com Inajá, com Manari, e todos os outros municípios onde a gente atua. Então, eu tenho um compromisso muito sério com essas pessoas e eu não posso quebrar esse compromisso. Eu vou continuar firme, lutando, para que a gente possa fazer com que o Sertão do São Francisco, o Sertão do Moxotó, o Sertão de Itaparica, possam se desenvolver. Então, sobre a sua pergunta, é um sonho que eu tenho, eu guardo dentro de mim, e espero o momento certo, que não é agora, não é em 2016. É lá adiante, lá na frente'' frisou o deputado.

Agora é esperar para ver, por que as especulações para a disputa das prefeituras em 2016, estão apenas começando.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Notícia relacionada (clique para ler)

Jovens ouvem música acima do volume seguro, diz Proteste


Os jovens estão ouvindo música com fones de ouvido, a partir de dispositivos móveis, em volumes bem acima do que é considerado seguro, como mostra estudo da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) e da Sociedade Brasileira de Otologia (SBO).

Divulgado hoje (30), o estudo revela que os alunos pesquisados ouvem música a 92 decibéis (dB) em média, com picos até 109 dB. Uma furadeira pneumática, por exemplo, emite sons entre 100 dB e 105 dB. Uma avenida movimentada tem, em média, ruído de 85 dB.

“É urgente que sejam definidos limites de volume para os dispositivos móveis, e que os pais ou responsáveis conversem com as crianças e os jovens para destacar os riscos de perdas auditivas provocadas pelo som alto”, destacou Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste.

O levantamento analisou um grupo de 68 alunos dos Colégio Marista Arquidiocesano e do Colégio Dante Alighieri, na capital paulista. Os estudantes, que participaram espontaneamente da pesquisa, têm de 11 a 18 anos.

Mais uma vez as contas do prefeito de Sítio do Quinto são rejeitadas


O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quinta-feira (30/10), reprovou as contas da Prefeitura de Sítio do Quinto, de responsabilidade de Cleigivaldo Carvalho Santa Rosa, relativas ao exercício de 2013. Em seu segundo mandato, o gestor acumula quatro rejeições consecutivas.

O relator do parecer, conselheiro Paolo Marconi, solicitou que seja feita representação ao Ministério Público Estadual contra o prefeito, aplicou multa de R$ 10 mil e determinou a restituição ao cofres municipais da quantia de R$ 36.433,72, com recursos pessoais, referentes a pagamentos de despesas sem notas fiscais e da realização de despesas com emissão de cheques sem fundos.

A administração não aplicou o percentual mínimo de 60% dos recursos do Fundeb na remuneração dos profissionais do magistério, promoveu o fracionamento de despesas no valor de R$ 833.531,95 - em burla a processo licitatório -, com a realização de 12 cartas convite em lugar de tomada de preços, e realizou gastos com dispensa de licitação no total de R$ 106.200,00 para objetos em que o processo é obrigatório.

População vai à igreja pedir chuva em São Paulo


O racionamento de água em Itu (SP) tem feito com que moradores fiquem até um mês sem receber uma gota de água na torneira. Sem saber o que fazer, eles enfrentam um martírio em busca do recurso. Fontes de água, como bicas e poços, recebem movimento de pessoas até mesmo durante a noite e de madrugada. O pedido por água tem feito parte também das missas da Igreja Católica na cidade.

Muitos fiéis procuram ajuda divina para a solução da crise no abastecimento de água, que já dura nove meses na cidade. Em cada igreja é realizada uma oração pela chuva. Na igreja matriz da cidade a oração do Papa João VI entrou no cronograma da missa. “Primeiro lugar, nós devemos recorrer a Deus, que Ele que nos mande chuva. Ele que é o Senhor da vida”, afirma o padre Francisco Carlos Rossi.

Os católicos já fizeram uma procissão para pedir chuva, mas, segundo o padre, a mobilização não deve se repetir para evitar problemas. “Nosso intuito é rezar, pedir a Deus.Tínhamos uma caminhada prevista 15 dias atrás, mas devido ao vandalismo, às pessoas de má fé, nós achamos mais prudente cada paróquia rezar com sua comunidade para evitar transtornos maiores”, explica.

G1

São Paulo vence o Emelec na Copa Sul-Americana no Morumbí


O São Paulo venceu os equatorianos do Emelec por 4 a 2 no Morumbi e ficou bem próximo de assegurar sua classificação para as semifinais da Copa Sul-Americana. Mas o resultado veio às custas de um grande susto. Depois de abrir 3 a 0 sem dificuldades no primeiro tempo, o time de Muricy Ramalho levou dois gols nos dez primeiros minutos da etapa complementar, contando com falha de Rogério Ceni, e passou sufoco até o zagueiro Antonio Carlos marcar o quarto e tranquilizar os mais de 22 mil presentes na noite de quinta-feira.

Michel Bastos, Hudson e Alan Kardec abriram 3 a 0 para os donos da casa na etapa inicial, enquanto Bolaños e Mena descontaram. De cabeça, após cruzamento da direita, Antonio Carlos garantiu a vantagem são-paulina de dois gols.

Com o resultado, os são-paulinos podem perder por até um gol a partida de volta, quarta-feira, no Equador, que mesmo assim garante a vaga. O vencedor enfrentará Atlético Nacional, da Colômbia, ou Cesar Vallejo, do Peru. Os colombianos venceram o primeiro jogo por 1 a 0, em casa.

Clique> Futebol Naciona

Blog de Assis Ramalho
Por Globoesporte.com

PSDB quer auditoria no resultado da eleição presidencial


Quatro dias após a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), o PSDB entrou nesta quinta-feira (30) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com um pedido de "auditoria especial" no resultado das eleições. A ação, assinada pelo coordenador Jurídico Nacional do PSDB, deputado Carlos Sampaio (SP), pede que seja autorizada a criação de uma comissão formada por técnicos indicados pelos partidos políticos para a fiscalização dos sistemas de todo o processo eleitoral.

O PSDB argumenta que não coloca em dúvida a lisura da apuração e o trabalho do TSE, mas justifica que, depois de anunciada a vitória da petista, surgiu, especialmente nas redes sociais, "uma somatória de denúncias e desconfianças por parte da população brasileira".

Sampaio afirmou que não se trata de recontagem dos votos, mas de uma medida para evitar que teorias de que houve fraude no processo continuem sendo alimentadas e colocando em xeque a postura adequada da Justiça Eleitoral. "Nas redes sociais os cidadãos brasileiros vêm expressando, de forma clara e objetiva, a descrença quanto à confiabilidade da apuração dos votos e a infalibilidade da urna eletrônica, baseando-se em denúncias das mais variadas ordens, que se multiplicaram após o encerramento do processo de votação, colocando em dúvida desde o processo de votação até a totalização do resultado", diz o texto.

No documento, o tucano alega que a diferença entre três horas entre o encerramento da votação no Acre e os demais Estados que seguem o horário de Brasília e a margem apertada de diferença "são elementos que acabaram por fomentar, ainda mais, as desconfianças que imperam no seio da sociedade brasileira".