A secretária-executiva ainda explicou que o recadastramento é feito pelos municípios a cada dois anos a pedido do Ministério do Desenvolvimento, que analisa os dados recolhidos para conferir se as famílias beneficiadas ainda atendem aos requisitos do programa de assistência social e podem continuar recebendo o auxílio. “Quem não realizar a atualização cadastral terá o benefício bloqueado em janeiro e fevereiro do próximo ano. Se ainda assim não fizer a atualização, em março o benefício será cancelado”, alerta Felizardo, lembrando que o procedimento é o mesmo em todo o País.
Ainda segundo Felizardo, o prazo de recadastramento não será prorrogado, porque no próximo ano será a vez de outras famílias atualizarem seus dados. Por isso, quem recebeu o pedido de recadastramento nos últimos meses e ainda compareceu à Central precisa correr.
De acordo com o Governo Federal, 23.099 famílias inscritas no benefício precisariam atualizar os dados neste ano na capital pernambucana. Em Pernambuco, são 126.467. Dessas, 47.130 ainda não fizeram a atualização. Só no Recife, 11.612 famílias deixaram o recadastramento para a última hora – mais da metade dos pedidos da cidade.
Confira os documentos solicitados no recadastramento:
Para o responsável pela família (titular do cartão Bolsa Família): Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Título de Eleitor - os responsáveis por famílias indígenas e quilombolas podem apresentar qualquer outro documento de identificação de validade nacional. Para as demais pessoas da família, pelo menos um dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (Rani), CPF, Carteira de Identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Título de Eleitor.
Outros documentos: Além da documentação obrigatória, as famílias podem levar outros documentos que ajudem a melhorar a qualidade das informações do Cadastro, como comprovante de residência, conta de energia elétrica, comprovante de matrícula das crianças e adolescentes na escola e carteira de Trabalho e Previdência Social.
G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.