sábado, novembro 22, 2014

Marca de uísque é acusada de racismo em rede social


Uma propaganda da marca de uísque Johnnie Walker sobre o Dia da Consciência Negra provocou mensagens de protesto na página da empresa no Facebook. Agora, seguidores da marca na rede social acusam a empresa de promover o que supostamente tentava combater com a propaganda: o racismo.

Na quarta, o perfil da Johnnie Walker publicou uma fotografia de um homem negro. Sobre a imagem, foi escrita a palavra "branco." Na parte de baixo, a seguinte frase: "E você, ainda deixa usarem sua origem como obstáculo para o seu progresso? Racismo. Até quando? #vocefazofuturo."

O post, curtido por 27 mil pessoas e compartilhado 2 mil vezes, gerou debate na seção de comentários. Grande parte deles reclama que, com a frase, a empresa culpa os negros pelo racismo.

"Quer dizer que agora a culpa da opressão é do oprimido?", questionou uma leitora. "Vocês ainda deixam? Não, não deixamos, nossa luta para que nossa origem seja respeitada é diária", escreveu outra seguidora.

Fãs da marca alegaram que os críticos não entenderam a mensagem. "Não estão dizendo que os negros colocam obstáculos em sua própria existência, e sim que os negros não podem deixar que os outros coloquem obstáculos, entende?", diz um defensor.

A Folha tentou falar com a Johnnie Walker por telefone, e-mail e mensagem pelo Facebook. Não houve resposta até a conclusão desta edição.

Fonte: Folhapress em Diário de Cuiabá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.