quinta-feira, novembro 20, 2014

IV Jornada de Direitos Humanos de Pernambuco reúne 295 ações em 81 cidades

Pelo quarto ano consecutivo celebrando o Dia Internacional de Direitos Humanos, a jornada traz palestras, festivais de cinema, exposições, oficinas, feiras da cidadania, balcão de serviços, peças teatrais, cine debates, caminhadas, seminários e rodas de diálogo.

Será aberta oficialmente, nesta quinta-feira, 20, às 19h, no Auditório do Museu do Forte de Cinco Pontas, no Recife, a IV Jornada de Direitos Humanos de Pernambuco. O pontapé inicial para o evento será dado no II Encontro de Empresas Conveniadas ao Patronato Penitenciário, que absorvem a mão-de-obra dos reeducandos do sistema prisional, em regime aberto e liberdade condicional.

O encontro contará com a presença dos secretários de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Bernardo D' Almeida; secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Moraes; e dos secretários executivos de Ressocialização, Humberto Inojosa e de Trabalho e Qualificação, Paulo Muniz, além de juízes, promotores e empresários.

Esta é uma das 295 atividades oferecidas pela jornada, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos SEDSDH, através da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, SEJUDH, para celebrar o Dia internacional dos Direitos Humanos, 10 de Dezembro.

Na programação constam: palestras, exposições, formações, feiras da cidadania, balcão de serviços, com emissão gratuita de documentação; peças teatrais, cine debates, caminhadas, seminários, rodas de diálogo, entre outras atividades que seguem até o dia 10 de Dezembro, pautadas na efetivação e fortalecimento da Política de Direitos Humanos no Estado.

Este é o quarto ano consecutivo da evento, que já contemplou 148.419 pessoas num total de 467 ações de promoção dos direitos. Participam gestores municipais e estaduais, sociedade civil, órgãos do executivo, judiciário e legislativo.

Segundo o secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Moraes, a ideia da Jornada é proporcionar à população um novo momento de discussão acerca dos vários Direito Humanos de uma forma mais leve, mediadas pelas várias expressões culturais e por ações de educação e cidadania, nas 12 Regiões de Desenvolvimento do estado. Serão enfocados, entre outros temas: memória e verdade, violência contra o idoso, criança e adolescente, população LGBT e Acessibilidade da Pessoa com Deficiência. Destaca Paulo Moraes.

A IV Jornada segue nesta sexta-feira, 21, às 08h, com a Feira de Direitos Humanos, em parceria com a Prefeitura do Recife, na Escola Municipal Simões Barbosa, no Ibura; além de outras atividades distribuídas em 81 municípios pernambucanos.

Parte das atividades foram propostas pelos municípios e são apoiadas com material didático e com formadores pela SEJUDH. Outras são desenvolvidas pelas próprias equipes do Governo do Estado, através da SEDSDH, Secretaria da Mulher, SEDAS/Creas Regionais, SEART/Governo Presente.

A programação completa da IV Jornada de Direitos Humanos estará no site www.sedsdh.pe.gov.br até o final da manhã desta quarta-feira, 19.

Encontro reúne empresas que absorvem a mão-de-obra dos reeducandos
O evento abre a IV Jornada Estadual de Direitos Humanos

Atualmente, 350 reeducandos do Sistema Prisional, inseridos no regime aberto e liberdade condicional, estão empregados no Recife e RMR. A empregabilidade foi conquistada graças ao Convênio de Cooperação Técnica entre o Patronato Penitenciário, órgão da SEDSDH, e diversas empresas do estado.

Para avaliar os resultados desse convênio, bem como premiar 18 empresários parceiros dessa iniciativa, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, promove, nesta quinta-feira, 20, às 19h, o II Encontro de Empresas Conveniadas ao Patronato.

Na ocasião será apresentada a importância do Convênio de Cooperação com as empresas, na intensão de captar outros parceiros e assim ampliar o número de reeducandos, do regime aberto e liberdade condicional, no mercado de trabalho.

Durante o encontro, que vai reunir secretários, juízes, promotores e empresários, haverá depoimentos de reeducandos em atuação do mercado de trabalho, como é o caso de Paulo Wanderlan Lino Teixeira, que atualmente exerce a função de auxiliar administrativo na Empetur.

Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.