Ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus na represa de Itaparica em Petrolândia-PE (Foto: Joel Silva/Folhapress)
A foto acima, tirada por Joel Silva para ilustrar reportagem da Folha de S. Paulo sobre a estiagem e transposição do rio São Francisco no Sertão de Itaparica, em Pernambuco, foi publicada na capa da edição de domingo passado (09) daquele jornal. A imagem inspirou o jornalista Marcelo Coelho, membro do Conselho Editorial da Folha, a escrever a crônica "História submersa" em sua coluna desta quarta-feira (12). Confira a introdução e leia a crônica na íntegra clicando no atalho.
História submersa
O barco verde-claro, atravessado de banquinhos azuis, está parado num rio dividido ao meio. Do lago esquerdo, a água é mais escura do que o mar. Tudo é vermelho, como ferrugem ou folha morta, na diagonal que corta a foto à direita.
É que no rio se reflete a ruína de uma construção de tijolo, ritmada por janelas em forma de ogiva que lembram, justamente, a quilha de uns tantos barcos verticais. Acima da grande construção, que poderia ser confundida com uma arca de Noé recuperada de um naufrágio, o céu azul e cinza não promete chuva.
A fotografia de Joel Silva apareceu na primeira página da Folha de domingo, e retrata o reservatório de Itaparica, perto da cidade pernambucana de Petrolândia.
Leia na íntegra aqui>http://www1.folha.uol.com.br/colunas/marcelocoelho
Notícia relacionada
Redação Blog de Assis Ramalho
Fonte: Folha de S. Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.