Após prejuízos, Chesf estimulou saída de 1.354 pessoas
A decisão da Aneel, publicada na última sexta-feira, afeta outras companhias que deveriam ter deixado projetos prontos para operação até o último dia 30. Além do atraso máximo tolerado, de 180 dias, as empresas não poderiam ter recebido mais de três autos de infração. Confira o documento clicando aqui.
Pela nova média, é como se a Chesf tivesse acumulado, de abril a setembro, 106 dias de estouro de prazo, o equivalente a mais de três meses. Quando ela foi impedida de participar do leilão de abril, tinha 16 obras com autos de infração já transitados em julgado na Aneel – multas contra as quais não poderia mais recorrer. Desta vez foram 13 obras.
As linhas de transmissão servem para levar eletricidade por grandes distâncias, fazendo a conexão entre usinas e áreas urbanas, como o Grande Recife, por exemplo. Nas cidades, a energia chega a empresas e cidadãos por distribuidoras como a Celpe.
Novas linhas servem para dar mais segurança ao setor elétrico – o Brasil é todo conectado, com o Norte mandando energia para o Nordeste e o Sudeste, por exemplo.
Além de atrasar o reforço nas ligações entre diferentes regiões, quando as linhas atrasam chegam a deixar usinas que acabaram de ficar prontas sem entregar energia às cidades. Foi o que aconteceu com a Chesf, que deixou turbinas eólicas produzindo energia para ninguém.
Os problemas começaram em meio a uma forte turbulência financeira na estatal. Em 2012, o rombo foi de R$ 5,3 bilhões. Ano passado, o prejuízo ficou em R$ 466 milhões.
A origem dos rombos foi política. Para cumprir uma promessa da campanha de 2010, de reduzir as contas de luz em 20%, a presidente Dilma Rousseff determinou que as empresas de energia desistissem de parte do retorno de investimentos feitos anos atrás. Em troca, o governo anteciparia para elas novos contratos por prazos muito longos, de 30 anos.
As estatais comandadas pelo governo aceitaram a missão e engoliram prejuízos bilionários. A Chesf até incentivou demissões. Gastou R$ 630 milhões e reduziu seu quadro em 1.354 pessoas.
A companhia só voltou a dar lucro no primeiro semestre deste ano, quando fechou com R$ 246 milhões no azul.
A Chesf foi procurada sobre o motivo da piora na média de atrasos e sobre as obras, mas não deu retorno à reportagem.
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