Foto: IF Sertão-PE/Divulgação
Participaram da Sessão o reitor pro tempore do IF Sertão-PE, Ivaldo José da Silva, e os pró-reitores de Ensino, Adelmo Santana, e Desenvolvimento Institucional, Denice Freire, além da Coordenadora Geral do Pronatec no Instituto, Eliene Silva, coordenadores adjuntos do Programa em Sertânia e Petrolândia e o diretor-geral do campus Floresta, Givanilson Magalhães. O evento contou ainda com a presença do prefeito municipal Lourival Simões, do presidente da Câmara dos Vereadores, Fabiano Marques, vereadores, secretários municipais, diretores de escolas e alunos do Centro de Referência de Petrolândia.
“Aproveitamos o momento para demonstrar aos poderes Executivo e Legislativo, bem como às demais autoridades presentes e aos representantes da sociedade civil a importância da atuação do Centro de Referência de Petrolândia, sendo ele parte do nosso esforço de interiorizar cada vez mais a oferta de educação técnica e profissional no sertão de Pernambuco”, ressaltou o reitor, Ivaldo José da Silva.
Centros de Referência garantem atuação do IF Sertão-PE em novos municípios
Atualmente, são três os Centros de Referência em funcionamento no IF Sertão-PE: Petrolândia, Afrânio e Sertânia. O Plano de Expansão do Instituto contempla, ainda, a implantação de mais dois, nos municípios de Ibimirim e Araripina. Centros de Referência são unidades administrativas dos IF’s, que iniciam suas atividades oferecendo cursos do Pronatec. Aqueles que demonstram capacidade de desenvolvimento podem vir a constituir outros tipos de unidades administrativas, como campus avançados e campus.
De acordo com a Portaria nº 1.291, de 30 de dezembro de 2013, que estabelece diretrizes para a organização e expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, esta pode dar-se mediante a constituição de cinco tipos de unidades: Campus, Campus Avançado, Polo de Inovação, Polo de Educação a Distância e Centro de Referência. Ao contrário dos quatro primeiros, os Centros de Referência são criados com maior facilidade, já que independem de autorização do Ministério da Educação.
Futuramente, a meta do IF Sertão-PE é transformar todos os Centros de Referência em Campus Avançados, unidades que funcionam como extensões de campi já existentes, mas que atuam no novo município contando com equipe própria de servidores e docentes, ou até mesmo campus. O Plano de Expansão do Instituto disponibiliza um estudo detalhado da viabilidade de implantação de cada uma destas unidades. Todo o estudo pode ser acessado no site http://www.ifsertao-pe.edu.br/pdi/, onde também é possível encontrar outros dados sobre o Instituto, como seu Plano de Desenvolvimento Institucional 2014-2018.
Hoje, o IF Sertão-PE oferece, no total, seis cursos técnicos do Pronatec em seus Centros de Referência: Zootecnia, Agroindústria e Informática (em Afrânio), Multimeios Didáticos e Meio Ambiente (em Sertânia) e Aquicultura (em Petrolândia), além de diversos cursos de curta duração na categoria Formação Inicial e Continuada (FIC), como Recreador, Agente de Combate a Endemias, Aconselhador de Dependentes Químicos, Auxiliar Administrativo e Recepcionista, entre outros.
Confira a seguir uma apresentação sobre o Plano de Expansão do IF Sertão-PE, com mais informações sobre os Centros de Referência.
Apresentação - Plano de Expansão
Ascom/IF Sertão-PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.