Os outros signatários do documento foram os presidentes Frederico Neves (Tribunal de Justiça), Fausto Campos (do Tribunal Regional Eleitoral), Ivanildo da Cunha Andrade (Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região) e Maria José de Sena (reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco).
Foi instituído na ocasião o Comitê de Trabalho Interinstitucional, denominado “Ecos de Pernambuco”, cuja finalidade é propor, planejar e acompanhar os programas e ações pactuados, com fixação de metas anuais, visando à correta preservação e recuperação do meio-ambiente.
O presidente do TCE, conselheiro Valdecir Pascoal, falou da importância da parceria entre instituições na defesa do meio ambiente. "Falar de meio ambiente é falar também de qualidade de vida, seja numa dimensão maior, quando se pensa no próprio Planeta ou mesmo no dia-a-dia das instituições, por meio do tratamento adequado dos resíduos sólidos, sem o uso do plástico ou do papel", disse ele.
Parceria - Outro aspecto realçado pelo presidente diz respeito ao bom exemplo que essa iniciativa traz, com vistas à melhor integração entre os poderes e órgãos da administração pública.
O TCE de Pernambuco vai dar um passo importante para a efetividade desse projeto, pois implantará, até 2015, o processo eletrônico de contas. "Isso vai significar o fim do uso do papel e uma grande economia de recursos", afirmou o conselheiro.
Cinara Batista da Silva, que representa o TRE-PE no comitê, lembrou que a luta pela sua criação teve início em 2011 quando foi inserido no seu planejamento estratégico. “Propusemos a outros Tribunais a criação de uma rede colaborativa em prol da sustentabilidade e da construção de um planeta melhor e fomos bem sucedidos em nossa atuação”, disse ela, cujas palavras foram endossadas pelo presidente Fausto Campos.
O TCE de Pernambuco é representado no comitê por uma comissão de sustentabilidade do programa Eco TCE. As ações no âmbito interno estão sob a coordenação da servidora Vilma Mendonça da Coordenadoria de Administração e as de controle externo estão sob a responsabilidade de Alfredo Montezuma do Núcleo de Engenharia.
TCE-PE/Gerência de Jornalismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.