Com uma área de 200 m2, o estande de Pernambuco na feira será todo decorado e caracterizado com elementos da arte Armorial. Figuras em xilogravura irão adornar o entorno do espaço, apresentando elementos criados a partir de obras de Ariano Suassuna. O público e o trade turístico também poderão conferir no espaço uma réplica da casa do escritor, onde o visitante terá contato com a vida e obra do romancista por meio da exibição de documentários e depoimentos. “A história de Ariano Suassuna e a beleza do Movimento Armorial serão um diferencial que Pernambuco irá mostrar aos participantes da ABAV. Acreditamos, mais uma vez, que o Estado terá enorme destaque no evento”, avalia o secretário de Turismo de Pernambuco, Romeu Baptista.
Em sintonia com o Movimento Armorial, a Empetur confeccionou revistas, panfletos, mapas de bolso e Manual do Operador de Viagens. “Na Abav, a Empetur e a Setur-PE sempre traduzem de forma exemplar a cultura do Estado”, ressalta o presidente em exercicio da Empetur, Eduardo Figueiredo.
Terão destaques no espaço dedicado ao Estado os destinos indutores Recife, Olinda Porto de Galinhas e Fernando de Noronha. O trade pernambucano também terá um espaço destinado à rodada de negócios. Outra atração do estande ficará por conta da gastronomia. A famosa tapioqueira olindense Dona Bia irá preparar a iguaria pernambucana para os participantes.
Ariano Suassuna: Foi em Pernambuco que Ariano Suassuna viveu, se tornou dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta e encantou o país, não só com sua arte, mas com suas ideias e sua personalidade. Foi também em Pernambuco, aos 87 anos, no dia 23 de julho deste ano, que Ariano faleceu. O criador do “Movimento Armorial” definia a arte como “missão, vocação e festa”.
Movimento Armorial: O movimento Armorial, com origem na década de 70, tem como sua essência a criação de uma arte erudita, tendo como base as raízes da cultura popular da região Nordeste do Brasil. No universo armorial, personagens místicas e principescas coexistem entre personagens sertanejos e outras figuras do Nordeste. Essas referências estão presentes em diversas artes – pintura, dança, artesanato, arquitetura, cinema, música, gravura e teatro – e surgiram sob a inspiração e direção do romancista Ariano Suassuna.
A participação de Pernambuco na Abav 2014 conta com a parceria da Prefeitura do Recife e da Concessionária Eco Noronha.
Blog de Notícias do Governo de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.