A Oficina da criatividade é a primeira etapa do projeto (Foto: Divulgação)
Associados de nove cooperativas e instituições que trabalham com resíduos recicláveis do bairro Santa Maria, em Aracaju/SE, participaram da Oficina de Criatividade que ensina transformar produtos como plástico, vidro e papel em objetos utilitários, decorativos ou lúdicos.
A oficina é a primeira etapa de um projeto com duração de sete meses, realizado pelo Sebrae em parceria o Ministério Público Estadual e Instituto G. Barbosa. O projeto, que tem como foco a geração de renda, será finalizado com o lançamento de uma coleção de produtos que tenha identidade e relação com o ambiente e os recursos que os catadores dispõem.
A primeira etapa do trabalho é justamente o despertar das idéias e a melhoria das relações interpessoais entre os grupos. Depois eles irão realizar um diagnóstico para identificar as matérias primas disponíveis e definir os produtos que serão criados a partir delas. Ao final trabalharão na confecção das peças que serão lançadas no mercado. Tudo isso com acompanhamento de designers e técnicos de uma empresa especializada em consultoria e projetos de desenvolvimento territorial e acesso a mercado, contratada pelo Sebrae Sergipe.
“Nós os orientamos em todas as etapas, da seleção dos recicláveis à criação das peças e introdução dos produtos no mercado. Repassamos técnicas de produção, montagem de linha de produção e todos os controles necessários para tornar a atividade sustentável”, explica a designer Roberta Almeida.
Portal do Desenvolvimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.