"Quantos alunos foram enviados para intercâmbio no exterior? Digamos que tenhamos perto de um milhão de alunos na Rede Estadual de Ensino e que desse total dois mil alunos foram enviados para fora do Brasil. Para quem foi é uma experiência inesquecível, para os pais que foram ao aeroporto levar e receber esses jovens também foi algo fantástico. Porém, não geram impactos nos indicadores de toda a rede. Queremos assumir o Governo de Pernambuco, eu e Armando, para que tenhamos uma política de estado. Eu não posso dar atenção a apenas mil, dois mil alunos e esquecer do restante, 998 mil”, argumentou Paulo Rubem.
Na avaliação do candidato a vice-governador, o Estado tem obrigação de produzir indicadores para toda a rede estadual de educação e não fazer políticas localizadas. “Nós queremos ser um governo de indicadores para toda população de Pernambuco. O mesmo governo que mandou dois mil alunos para estudar língua estrangeira fora do país é o governo que em oito anos não erradicou o analfabetismo em Pernambuco, é o governo que ainda tem 205 mil crianças e adolescente de 7 a 17 anos fora da escola. É um estado que tem como taxa de analfabetismo mais que o dobro da média nacional”, criticou.
Na entrevista, Paulo Rubem deixou claro que não é contra o programa Ganhe o Mundo, mas afirmou que o governo estadual tem a opção de escolher entre o marketing ou implantar uma política de estado. “Qual o caminho mais fácil? É preparar vitrine, fotografar, é botar outdoor. É isso que o atual governo está fazendo. Nosso desafio é superar esse governo, que tomou iniciativas, fez, ninguém vai negar o que foi feito, mas não podemos negar que foram iniciativas de um modelo publicitário, não de um modelo pedagógico.”
A critica do candidato a vice-governador na coligação Pernambuco Vai Mais Longe também se estendeu à distribuição dos tablets. “É evidente que quanto mais acesso a equipamentos tecnológicos mais você motiva o jovem e a criança a se desenvolver. Mas, isso não é uma varinha mágica que automaticamente distribuiu o tablet ele vai ter inclusão digital, ele vai aprender mais, ele vai navegar melhor na internet. Na maioria das vezes nem internet você tem nas escolas”, disse.
PROPOSTAS - Na visão de Paulo Rubem é muito mais importante o Estado pensar a rede como um todo e cumprir com suas verdadeiras responsabilidades: toda criança na escola, professor habilitado em sala de aula, concursado e com carreira, uma rede de monitoramento do estado e município para que nenhuma criança esteja fora da escola. “Aí você vai universaliza o acesso à educação e valoriza o profissional da educação.”
Paulo Rubem ainda defendeu a criação dos centros regionais de formação de professores e o trabalho conjunto com a Universidade de Pernambuco, que terá o papel de ajudar a formar professores e fazer pesquisas. “Sem pesquisa não se faz qualificação de professores, não se muda indicadores. Vamos elevar o nível de escolaridade da população para que essa população, através da educação, da formação técnica e do conhecimento, possa ter uma maior participação na riqueza do estado”, finalizou Paulo Rubem.
Assessoria de Imprensa do PTB
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