O folclore é a cultura do povo. São tradições culturais, crenças, costumes, danças, canções e lendas que misturam elementos indígenas, portugueses e africanos. Mas o que mexe mesmo com o imaginário do povo são os seres sobrenaturais. Eles povoam as lendas e superstições, misturando fatos reais e históricos com fantasia, muitas vezes, para dar algum sentido à vida.
A rica diversidade do Folclore na região da bacia do rio São Francisco se deve a sua vasta extensão territorial. Essa extensão é preenchida com inúmeras belezas naturais que, junto com tantas fusões de povos, enriquece a cultura ribeirinha, embeleza as margens do rio e a vida da população. São muitos povos, sotaques, dialetos, crendices e manifestações populares pela região da bacia, todas essas questões se misturam e são transmitidas de geração à geração.
Essa herança é parte da alma de um povo e por isso é importante a sua valorização. Essas manifestações populares do folclore brasileiro precisam ser mantidas em nossas vidas de forma que, com o passar dos anos, não morram.
Blog do São Francisco (CBHSF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.