quinta-feira, julho 24, 2014

VI Fórum de Educação Integral reúne mais de 5 mil professores

Fotos: Ademar Filho
 Evento acontece no Chevrolet Hall, em Olinda, e discute a educação integral e profissional

Teve início na manhã desta quinta-feira (24) e vai até sexta-feira(25), o VI Fórum de Educação Integral, no Chevrolet Hall, em Olinda. A abertura do evento aconteceu no palco da casa de eventos e contou com a presença de professores, técnicos educacionais e gestores escolares na plateia, além de representantes da Secretaria de Educação e Esportes do Estado, que fizeram a abertura prestando uma homenagem aos educadores e ressaltando a importância do encontro para os profissionais da educação.

O secretário de Educação e Esportes, Ricardo Dantas, realizou a abertura do evento, agradecendo o envolvimento dos convidados em participar dos seminários, e a presença dos professores de escolas de referência e técnicas. “As escolas integrais do estado são referência para o país, e esse mérito devemos ao trabalho de todos os educadores que fazem seus trabalhos, diariamente, em sala de aula”, ressaltou, finalizando o discurso com o pedido de um minuto de aplausos em homenagem ao escritor Ariano Suassuna, que faleceu na tarde da última quarta-feira (23), no Recife.

O secretário-executivo de Educação Profissional, Paulo Dutra, falou sobre o sentimento de participar de mais um fórum voltado para a área. “Hoje estamos aqui com 327 escolas discutindo temas importantes para a educação. Como professor, estou em estado de graça por estar aqui presente, com tantos colegas de trabalho, prestigiando este momento”, disse, ressaltando que sem o trabalho do secretário Ricardo Dantas, e da secretária-executiva de Planejamento e Gestão, Ângela Costa, o evento não seria possível. “Tenho certeza de que todos irão voltar para casa renovados”, concluiu.

O fórum deste ano aconteceu em parceria com o Instituto Pró-Cidadania, que traz para discussão o tema “Educação Integral e Profissional: desafios para a cidadania no mundo contemporâneo”, assunto que será debatido dentro do 7º Seminário Nacional Escola Presente. O objetivo do evento é capacitar os profissionais da rede estadual que trabalham com o modelo de educação integral nas escolas.

No evento constam apresentações culturais e palestras sobre liderança, cultura e também os desafios da educação integral. Para os professores, além de ser um momento de descontração, o fórum é a oportunidade de reciclar ideias e fazer contato com outros educadores de diversos municípios pernambucanos.

Alberto Bezerra leciona física na EREM Professor Ernesto Silva, em Olinda, e atua na rede integral desde 2009. Para o docente, o modelo de educação integral possibilitou que os alunos da rede pública tivessem as mesmas oportunidades que todos os outros. “A educação integral veio para acabar com a disparidade entre escolas públicas e privadas. Hoje o aluno da escola integral é tão preparado quanto qualquer outro”, disse o professor.

Já o professor de língua portuguesa, literatura e redação, João Batista, que leciona na EREM Maria Auxiliadora Liberato, no município de Caruaru, agreste do estado, veio participar do fórum pela primeira vez. Segundo o educador, o modelo de ensino integral propicia maior vivência dos alunos com os conteúdos abordados em sala. “Dessa forma é possível desenvolver projetos que contemplem a cultura africana, por exemplo, e trabalhar de forma interdisciplinar. Na escola tenho um grupo que trabalha somente a literatura afro-brasileira. O foco desse projeto, que tenho desde 2009, é a inclusão social. Os alunos adoram”, conta João Batista, ressaltando que o modelo de educação tem trazidos resultados muito favoráveis.

A coordenadora pedagógica Gracy Kelly e a professora Ana Lúcia Silva, ambas da EREM Dom Helder, de Lagoa Grande, da GRE Sertão Médio São Francisco, avaliam que o modelo integral proporciona mais assistência aos estudantes. “Podemos nos aproximar mais dos alunos e ver de perto qual a dificuldade de cada um. No ensino regular isso é acontece, porém fica mais difícil, já que passamos apenas um período com eles”, disseram as educadoras.

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação de Pernambuco

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