Complexo Eólico Alto do Sertão I é formado por 14 parques que juntos somam 294,4 MW de potência instalada
O Complexo Eólico Alto do Sertão I entrou oficialmente em operação comercial na última quinta-feira (03), segundo despacho publicado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Considerado o maior parque eólico do Brasil, o empreendimento tem potência instalada de 294,4 MW, composto por 184 aerogeradores da GE.
O Complexo é formado por 14 parques eólicos que entram em funcionamento após quase 2 anos de atraso, devido a falta de linha de transmissão de energia. Os parques estão conectados a SE Igaporã II, de propriedade da CHESF, que foi energizada em maio deste ano.
Todos os parques foram vencedores do 2º Leilão de Energia de Reserva (LER) em 2009 e estão instalados nos municípios de Caetité, Guanambi e Igaporã, no sertão baiano.
O Alto do Sertão I é oficialmente o maior parque eólico em funcionamento do país, tirando a liderança do Complexo Santa Clara (RN), propriedade da CPFL Renováveis, que agora ocupa o segundo lugar com 188 MW instalada.
O Rio Grande do Norte continua líder em potência instalada e possui o maior parque do mercado livre, o Complexo Ventos Potiguares, com 169 MW, da empresa Serveng.
Fonte: CERNE Press
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.