Os dados são da pesquisa realizada pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), que ouviu mais de mil entrevistados durante os dias de Fenearte (2 a 12 de julho). O levantamento abastece um banco de dados com informações sobre o perfil socioeconômico de visitantes e artesãos, com o objetivo fortalecer o planejamento para o aumento da satisfação de expositores e do público nas próximas edições do evento. Este ano, a feira foi avaliada como “ótima” ou “boa” por 96% dos entrevistados. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Fenearte recebeu, nos onze dias de evento, 301 mil pessoas.
A pesquisa aponta que os pernambucanos representaram 79% do público nacional, seguidos por 11% de participantes de outros estados do nordeste e 10% das demais regiões. Entre visitantes internacionais, se destacam os americanos (50%) e alemães (20%). Dos não residentes em Pernambuco, 88% se hospedaram no Recife e 18% em Olinda.
A cidade de Olinda apresentou no balanço a marca de cidade hospitaleira por 93% dos entrevistados, e também recebeu ponderação positiva quanto aos atrativos turísticos (87%), informações turísticas (85%) e serviços de alimentação (84%).
Artesãos
Objetos para decoração e peças em tecido foram os artigos mais oferecidos na Fenearte 2014, apresentando 16% e 15% do total de produtos expostos na feira, respectivamente. Entre os artesãos brasileiros, 58% correspondiam a pernambucanos. Já os egípcios representaram a maior fatia dos expositores internacionais, com 31%. Os artesãos que participaram da Fenarte 2014 tiveram permanência média de 12 dias no Recife e em Olinda, com gasto individual diário de R$ 104,83. Os meios de hospedagem mais procurados pelos profissionais foram pousadas e hotéis, com 48%, e casa de amigos e parentes, com 32%. Dos entrevistados, 23% conheceram o evento através de associações da classe e 21% através de amigos.
Secretaria de Turismo de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.