domingo, julho 13, 2014

Facepe: 18ª Jornada de Iniciação Científica acontece de 21 a 24 de julho na FCAP/UPE

Serão apresentados cerca de 400 trabalhos nas áreas de ciências agrárias, biológicas, humanas, sociais aplicadas, da saúde, exatas e engenharias

A 18ª Jornada de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) acontecerá nos próximos dias 21, 22, 23 e 24 de julho, nas instalações da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco - FCAP/UPE, das 08h às 18h. A programação do evento está definida (confira aqui). Docentes e discentes participarão da Jornada que este ano terá como tema “Facepe, 25 anos”.

A Jornada reunirá cerca de 400 trabalhos científicos nas áreas de ciências agrárias, biológicas, humanas, sociais aplicadas, da saúde, exatas e engenharias, todos eles apresentados por estudantes de graduação beneficiários do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Facepe (PIBIC).

A programação inicia-se na manhã do dia 21 com a recepção e credenciamento dos participantes, entre as 08h e 09h30. Em seguida, no auditório da Faculdade, haverá a cerimônia de abertura, às 09h30, e, às 10h, a palestra "Ciência e Tecnologia como Base do Desenvolvimento: A Carreira de Pesquisador no Brasi", com o físico Ivon Fittipaldi. Após o intervalo, começam as exposições dos trabalhos que estarão distribuídos por sete salas da instituição de ensino (confira a relação completa dos trabalhos, salas e horários em que serão apresentados).

Como forma de incentivar alunos participantes do PIBIC/Facepe que se destacaram durante o ano sob os aspectos de relevância e qualidade do trabalho de pesquisa desenvolvido, a Jornada concederá o Prêmio Ricardo Ferreira, láurea instituída em 1997 em reconhecimento a um dos mais importantes cientistas pernambucanos, com imensa contribuição à ciência brasileira, falecido no ano passado.

O Prêmio consiste em um auxílio financeiro individual para a participação dos bolsistas vencedores, como ouvintes ou com apresentação de trabalho, em congresso científico nacional na área do trabalho premiado. O auxílio será usado para custear despesas com passagem aérea nacional, diárias e taxa de inscrição.

No último dia da Jornada (24 de julho) a programação encerra-se com a homologação dos premiados, palestra “Facepe, 25 anos”, com a cientista Lúcia Melo, e entrega do prêmio Ricardo Ferreira.

Os 25 anos - Criada pela Lei Estadual N° 10.401/1989, a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) completa 25 anos em 26 de dezembro deste ano. A Fundação tem como missão institucional “promover o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado, através do fomento à ciência, tecnologia e inovação, mantendo estreita sintonia com o atendimento as suas necessidades socioeconômicas”.

A Facepe apoia a Ciência, Tecnologia e Inovação por meio da concessão de financiamento não-reembolsável de atividades de formação de recursos humanos altamente qualificados ou de projetos de pesquisa científica ou tecnológica realizados em instituições de pesquisa ou em empresas localizadas em Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.