“No ano passado, nós transportamos aproximadamente 60% das pessoas pelo metrô. Desta vez, estamos propondo que o metrô transporte apenas 30% porque implantamos outros modais possíveis, como o BRT, um ônibus de transporte rápido, com corredores exclusivos.”
Apesar do otimismo do secretário, as obras do BRT estão incompletas. Apenas duas das 16 estações prometidas ficaram prontas até o momento. Ao todo, 200 mil pessoas são esperadas para os cinco dias de jogos na Arena Pernambuco – 59% delas serão estrangeiros que devem optar pelo transporte coletivo. Quem quiser ir de carro vai ter de escolher um dos três estacionamentos periféricos, com preços médios de R$ 40.
Esse esquema especial de mobilidade foi necessário porque, ao contrário de cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, onde os estádios localizam-se em áreas centrais, no Recife, a Arena Pernambuco fica no município de São Lourenço da Mata, há 19 km do Aeroporto Internacional dos Guararapes.
As tão faladas manifestações dos grupos anticopa são esperadas para o centro do Recife. O secretário diz que o sistema de segurança montado na cidade está preparado para evitar abusos. “Estamos realmente preparados, com 100% de certeza de que vai haver protestos, e vamos monitorá-los muito bem para que possam ser identificados e presos aqueles que estiverem ameaçando o patrimônio público e privado.”
Com reforço das tropas da Força Nacional, Recife será policiado por 5 mil policiais militares e mais de mil policiais civis. Eles vão patrulhar vários pontos montados na Arena Pernambuco e próximos a hotéis e praias da capital e região metropolitana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.