A venda de combustíveis fora do tanque do tanque é feita, especialmente nos casos conhecidos como pane seca, quando falta combustível no veículo durante o trajeto de destino.
Anteriormente, a venda chegava a ser realizada em sacolas plásticas, garrafas PET ou galões sem certificação. Agora, os recipientes devem ser rígidos, podendo ser metálicos ou não, certificados e fabricados com esta finalidade.
Conheça a Norma – ABNT NBR 15594-1
Diz a norma que os recipientes devem ser rígidos, metálicos ou não metálicos, devidamente certificados e fabricados para este fim, permitindo o escoamento da eletricidade estática gerada durante o abastecimento para os recipientes metálicos. Os recipientes não metálicos devem ter capacidade máxima de 50 litros e atender aos regulamentos municipais, estaduais ou federais aplicáveis.
Além disso os recipientes devem ser abastecidos até 95% de sua capacidade nominal para permitir a dilatação do produto e evitando transbordamento, devem ser abastecidos fora do veículo, apoiados sobre o piso e com o bico embutido ao máximo para dentro do mesmo.
SP Combustíveis com informações da ANP Gestão de Postos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.